Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Salipi será realizado em formato híbrido no mês de dezembro

A feira de livros está prevista para acontecer entre os dias 13 e 19 de dezembro deste ano.

11/11/2021 15:30

Uma boa notícia para os amantes da literatura no Piauí. A 19ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi) está prevista para acontecer em formato híbrido entre os dias 13 e 19 de dezembro deste ano. A informação foi confirmada durante reunião entre a governadora em exercício, Regina Sousa, o secretário de Estado da Cultura (Secult), Fábio Novo, o coordenador de Comunicação, Allisson Bacelar, e  o presidente da Fundação Quixote, Kassio Gomes.


Leia também: Wellington Dias testa positivo para covid-19 no Reino Unido 

Foto: Arquivo O Dia

Com o avanço da vacinação contra a covid-19 e a flexibilização dos eventos no Piauí, uma edição mais simples deve marcar o retorno da feira de livros realizada pela Fundação Quixote em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI). “Eles trouxeram a proposta de fazer um de forma híbrida ainda esse ano, mais simples, e um completo em 2022, pois será comemorado os 100 anos de Arte Moderna e 20 anos do Salipi, o que traz um significado mais especial para o evento. Primeiro reunimos a equipe de governo e agora com a equipe que organizará o evento. É um evento importantíssimo, estamos com disposição de apoiar, dentro das limitações que a lei permite”, afirmou Regina Sousa.

O secretário Fábio Novo destacou que o Salipi faz parte do calendário cultural piauiense e que foi discutido a realização do evento também na cidade de Amarante. “O Salipi faz parte do nosso calendário cultural e durante o governo Wellington fortalecemos o evento, ampliamos, se tornando referência entre os grandes salões do livro do Brasil e com uma experiência que também é única no país: do Salipi nasceu outros salões do livro de forma regional nas cidades do interior do estado. Então, aqui discutimos com a governadora Regina a ampliação para fazer também em Amarante e vamos manter a parceria e continuar essa iniciativa de grande sucesso”, ressaltou Fábio Novo.

O presidente da Fundação Quixote, Kassio Gomes, explicou como será a realização do evento em formato híbrido. “A Fundação Quixote já tem uma expertise no Salão do Livro de forma presencial e é um sucesso absoluto, está consolidado no cenário nacional como um dos maiores eventos brasileiros, se destacando no Nordeste como uma das maiores feiras de livros também. Agora veio esse desafio de fazer o evento de forma híbrida, fazendo simbolicamente duas edições: a 18ª 19ª, será no formato talk show, com palestrantes que puderem vir e os que não puderem irão participar online, trazendo o melhor da arte, da cultura e do cinema. Será uma edição otimizada, seguindo todos os protocolos necessários, mas que terá o mesmo brilho que caracteriza o Salão do Livro do Piauí”, declarou Kassio Gomes.

O presidente acrescentou ainda que deverá levar o formato híbrido de alguns bate-papos literários para as próximas edições, o que abre um leque de possibilidades de convidados e irá enriquecer o evento. “Temos percebido que manteremos algo nesse formato híbrido nas próximas edições, tendo a possibilidade de convidar pessoas até do outro lado do mundo”, completou.

Edição: Com informações da Ccom.
Mais sobre: