Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Segunda quinzena de outubro será marcada por chuvas no Piauí

De acordo com o climatologista, durante este mês a temperatura continuará elevada, mas com umidade, o que faz com que a sensação térmica também esteja elevada.

16/10/2018 11:33

O B-R-O-BRó, que compreende os meses de setembro a dezembro, é conhecido por ser o período mais quente do ano. A previsão meteorológica aponta que na segunda quinzena de outubro haverá indícios de chuvas no Piauí, principalmente na região Sul do Estado. 

O climatologista, Werton Costa, explica a garota que caiu esta semana em Teresina e em outros municípios do interior do Estado são os inícios da pré-estação, que antecedem o período chuvoso. “Estamos no meio do B-R-O-BRó. Isso não representa o período chuvoso tradicional, pois este só tem inicio lá para o começo de dezembro. Por enquanto são apenas chuvas em pequenas quantidades. Que é normal para o mês de outubro”, conta. 

De acordo com o climatologista, durante este mês a temperatura continuará elevada, mas com umidade, o que faz com que a sensação térmica também esteja elevada. “É por isso que o teresinense está reclamando tanto do calor. Não é só a quantidade de radiação, de sol disponível. É por que essa radiação combinada com uma umidade maior provoca essa característica desagradável do calor”, alerta. 

As principais indicações para este período do B-R-O-BRó é que a população se mantenha hidratada e use proteção solar adequada para cada tipo de pele.

Edição: Viviane Menegazzo
Por: Geici Mello
Mais sobre: