Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Seletivo do Hospital de Campanha do Verdão é contestado pelo Coren-PI

O Coren-PI é contra o valor pago aos profissionais que irão atual no Hospital de Campanha do Verdão

26/05/2020 17:30

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN-PI) questiona o processo seletivo para o Hospital de Campanha do Ginásio Verdão realizado pela Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), e que teve os resultados divulgados nessa segunda-feira (25).

A entidade alega que o valor pago para o técnico em enfermagem é inferior ao valor destinado a técnicos de outras áreas, sendo que ambos atuariam com a mesma carga horária. A presidente do Coren-PI, Tatiana Melo, explica que a equipe jurídica entrou com um pedido de impugnação do seletivo.

“Observamos que pelo edital o técnico em enfermagem vai trabalhar 36h para ganhar R$ 2.100 e os demais níveis técnico s trabalham a mesma carga horária de 36h, porém, ganhando R$ 2.500. Isso fere o princípio da isonomia e da igualdade”, disse Tatiana em entrevista ao Bom Dia News, da O Dia Tv, nesta terça-feira (26).


Ela defende que o técnico em enfermagem é um profissional essencial no tratamento de pacientes da Covid-19 e não deve ter a renumeração menor que os demais profissionais. “O técnico em enfermagem tem toda uma formação para trabalhar na área e é o que mais se expõe, porque vai ficar 24h do lado do paciente. Qual o motivo de ganhar menos?”, questiona.

O Coren-PI é contrário também ao valor que será pago a enfermeiros que vão atuar no Hospital de Campanha do Verdão. De acordo com a presidente Tatiana Melo, uma reunião foi realizada entre o Conselho e representante da Fadex para que os valores sejam ajustados.

O resultado

O resultado do processo seletivo para profissionais que irão atuar no Hospital de Campanha do Verdão, que conta 103 para tratamento de pacientes da Covid-19, foi divulgado nessa segunda-feira. Foram selecionados 230 profissionais que devem começar trabalhar nos próximos dias. As pessoas que foram selecionadas no processo emergencial devem comparecer ao Hospital de Campanha do Verdão para apresentar documentos exigidos no edital do seletivo. 

Por: Otávio Neto
Mais sobre: