Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sem infraestrutura, alunos da Uespi denunciam más condições de biblioteca

Com prédio em reforma, espaço não contém todo o acervo da instituição nem os computadores necessários para pesquisas

10/10/2018 09:43

Estudantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) denunciam a precarização da biblioteca da instituição. De acordo com os alunos, o local de estudos foi realocado devido a uma reforma no prédio. Contudo, as más condições do novo espaço e a falta de livros e computadores dificultam a vida dos universitários.

Atualmente, a biblioteca da Uespi funciona no antigo ‘Auditório Central’. No local, há quatro computadores para pesquisa e seis mesas de estudo. As prateleiras com os livros foram distribuídas pela sala, o que resultou em um espaço apertado, como relata o graduando em Física, Carlos Alberto, que utilizava o espaço da Uespi para estudar fora do período de aula e, no momento, tem que se deslocar para outro local. 

Foto: Geici Mello/O DIA

“O problema não é a reforma do prédio em si, mas a falta de preocupação com os estudantes. O lugar onde funciona a biblioteca é pequeno, não tem espaço para todos. Como não tenho como estudar em casa, eu estou vindo para Ufpi (Universidade Federal do Piauí) e depois volto para a Uespi para assistir aula. É complicado”, conta.

Quem também enfrenta o mesmo problema é o estudante de Ciências Contábeis, Naydson Silva. O aluno conta que há livros que são cativos e, por isso, não podem sair de dentro da biblioteca, mas, nem sempre existe espaço para o estudo. “Estou no meio da produção do meu trabalho de conclusão de curso (TCC), têm alguns livros que são essenciais, mas que, infelizmente, só possuem um exemplar aqui, ou seja, eles não podem sair daqui de dentro. Aí nesses casos, a gente se vira como pode, pois, nem sempre há espaço para estudar aqui”, comenta.

Contraponto

Em contato com a reportagem do Jornal O DIA, a Uespi esclareceu que a reforma no prédio principal visa melhorar o atendimento e oferecer comodidade à população que precisa usar os serviços ofertados pela biblioteca, que compreendem o acervo bibliográfico, o espaço de estudo e o serviço de empréstimos de livros (devolução, renovação e reserva) e consulta nos computadores.

A Uespi reforçou ainda que as obras estão dentro do prazo e que a previsão de término é para abril de 2019.

Edição: Virgiane Passos
Por: Geici Mello
Mais sobre: