Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Semana Santa faz cristãos celebrarem paixão, morte e ressurreição de Jesus

O Domingo de Páscoa marca o fim do período santo para os fiéis, que perpetuam tradições milenares em respeito à trajetória do filho de Deus

05/04/2015 08:06

Há quarenta dias, com a celebração da Quarta-feira de Cinzas, que dá início à Quaresma, católicos de todo o mundo iniciaram a preparação para viver o período iniciado no último domingo (29) e que se finda neste dia 5 - a milenar e tradicional Semana Santa. Dias marcados por simbologia, devoção, penitência, doação e fé, mobilizam e unem pela mesma crença milhares de fiéis. É durante este período que os cristãos celebram a paixão, a morte e a ressurreição do filho de Deus.

Foto: Elias Fontenele/ODIA

“Hoje, foi o dia que uma mulher deu a maior notícia da humanidade, que Jesus estava vivo. A Semana Santa não é apenas um feriado, um período que as pessoas viajam e encontram os parentes, são dias santos, de passagem e purificação”, explica o padre Antônio Barbosa, pároco do Santuário de Nossa Senhora da Paz, no bairro Vila Paz, zona Sul de Teresina.

Cada dia dessa Semana é marcado por uma referência à trajetória final de Jesus Cristo na terra. Aos cristãos católicos, cabe a adoção de rituais cheios de simbologia para lembrar os ensinamentos e lições deixadas pelo filho de Deus em sua passagem terrena.

A Missa de Lava Pés, Via Sacra e a Vigília Pascal são alguns dos momentos marcantes durante os oito dias santos. A primeira, realizada na última quinta-feira (2), acontece no intuito de mostrar a humildade de Jesus que, antes de sentar-se à mesa da Última Ceia, lavou os pés de seus discípulos. Já a Via Sacra simboliza o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Cristo, que tem sua ressurreição anunciada hoje (5), após a realização da vigília Pascal.

O nome Páscoa, tão presente durante este período, em sua explicação litúrgica diz respeito à passagem de Cristo da morte para a vida. Durante esses dias, permeados de sofrimento e alegria, os cristãos devem também realizar uma passagem para o novo tempo.

“Jesus fez cegos voltarem a ver, aleijados voltarem a andar. O cristão também deve entender a simbologia deste momento. Muitas pessoas estavam cegas ou andando por caminhos errados, mas, com esta passagem do Senhor, elas devem retomar sua missão. Deus está vivo e sua Paixão continua viva pelos cristãos”, ressalta o padre Antônio Barbosa.

Procissão do Cristo Ressuscitado

“Teresina, Ressuscita com Cristo”. Esse é o tema do evento, que será realizado neste domingo (5), em celebração à ressurreição de Cristo, organizado pela Arquidiocese de Teresina. Benção das velas, caminhada em lucenário e Celebração Festiva com a Missa Solene, fazem parte da programação do evento que tem início marcado para às 16h, na Potycabana.

A matéria completa você confere na versão impressa do Jornal ODIA deste domingo (05/04).

Por: Glenda Uchôa - Jornal O DIA
Mais sobre: