Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Strans também será responsável por perícias de acidentes

Agentes dividirão tarefas com as equipes da Ciptran e serão capazes de descrever o acidente em campo e fazer relatórios.

04/12/2015 07:19

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) vai assumir, no ano que vem, a responsabilidade pela realização de perícias em acidentes sem vítimas no trânsito. Atualmente, o serviço é prestado apenas pela Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran).

O diretor de Fiscalização e Operações da Strans, coronel Jaime Oliveira, acredita que essa iniciativa deve melhorar o atendimento à população. “Quem se envolve em acidente de trânsito e aciona a perícia, geralmente, espera muito tempo para receber o atendimento, alguns deles até cinco horas. E, por isso, muitas pessoas nem solicitam mais o serviço”, relata.

O coronel explica que 30 agentes já estão recebendo treinamento para começar o trabalho em 2016. “São duas turmas de 15, somando 30 agentes que estarão habilitados para fazer esse tipo de perícia técnica. Todos eles já estão passando por um curso preparatório para identificação, tratamento e mensurações de evidências físicas e temporais acerca de acidentes de trânsito. Eles serão capazes de descrever o acidente em campo e fazer relatórios, por exemplo”, esclarece.

A nova atribuição dos agentes da Strans será executada em conjunto com a Ciptran. De acordo com o major Edwaldo Viana, comandante da Ciptran, a ajuda será muito bem vinda. “Esse serviço encontra-se sobrecarregado. Temos apenas três viaturas para atender toda a demanda da cidade. E a maioria dos acidentes acontece em horário de pico. Além do estresse do acidente, ter que esperar pela perícia tornou-se muito incômodo”, infere.

O comandante ainda ressalta que o tempo ideal de espera da chegada da perícia é de, no máximo, trinta minutos. “Em Teresina, temos uma média de 15 acidentes por dia, de segunda à sexta. Essa média sobe a 18 de sexta a domingo. Com a integração da Strans nesse tipo de serviço, queremos agilizar o atendimento que atualmente pode chegar até duas horas de demora”, reitera.

Quando o acidente causa danos físicos, a perícia envolve também o trabalho da Polícia Civil. A responsabilidade da perícia de acidentes sem vítimas deveria ser apenas da Strans; no entanto, o órgão ainda não tem estrutura suficiente para atender a demanda. Para solicitar o atendimento em caso de acidente, deve-se discar 190 e registrar o acontecido à Polícia Militar.


Por: Pedro Vitor Melo - Jornal O DIA
Mais sobre: