Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina tem um taxista para cada 420 habitantes

Edital para concessão de 400 novos alvarás para taxistas deve ser lançado na próxima semana

19/08/2015 07:34

Teresina conta hoje com cerca de 1.500 taxistas em circulação, ou seja, uma média de apenas um taxista para cada 420 habitantes. Para minimizar este déficit, a Prefeitura de Teresina deve lançar, no dia 27 de agosto, um edital para a concessão de 400 novos alvarás para taxistas. 

Segundo Marcos Vinícius Moraes, presidente da comissão de licitação da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), a abertura deste edital visa chegar ao valor correto do número de táxis para a demanda da capital. “Prevemos em torno de 400 vagas. Os trabalhos da licitação ainda não foram finalizados; por isto, este número pode sofrer alterações”, declara. 

Ainda de acordo com Marcos Vinícius, cerca de 1.500 taxistas circulam em Teresina. “Levamos este número em consideração para definir o número de vagas que serão abertas no edital, justamente para suprir esta necessidade”, explica. Além dos taxistas, a Prefeitura também irá conceder alvarás para mototaxistas, no intuito de coibir a ação clandestina de profissionais na área. O edital de abertura da licitação foi lançado esta semana. 

No caso dos taxistas, o número de clandestinos é consideravelmente inferior aos de mototaxistas “Na verdade, o número de taxistas clandestinos é bem menor, o que existe são aqueles que estão irregulares, trabalhando com algum problema ou sem renovação”, conta Marcos Vinícius. 

Atualmente, Teresina conta com 2.027 mototaxistas regulamentados e foram abertas mais 373 vagas em edital lançado segunda-feira, somando um total de 2.400 mototaxistas, cumprindo a relação de um mototáxi para cada 350 habitantes – o que está em conformidade com a Lei 4.552 de 16 de abril de 2014.

Por: Ana Paula Diniz- Jornal O Dia
Mais sobre: