Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina teve 4 autuações por infração ao toque de recolher na primeira noite

Foram encontrados gente sem máscara manuseando alimentos em restaurantes e estabelecimentos descumprindo o horário de fechamento.

25/02/2021 12:10

O Piauí teve nesta quinta-feira (25) sua primeira madrugada sob toque de recolher conforme decreto publicado pelo Governo do Estado na última terça-feira (23). E só nessa primeira noite de medidas mais restritivas para a população, a Vigilância Sanitária de Teresina expediu quatro autos de infração por descumprimento do horário de funcionamento por alguns estabelecimentos e também por desobediência aos protocolos sanitários vigentes.

“Ontem à noite já iniciamos as fiscalizações e identificamos ruas menos movimentadas e boa parte dos estabelecimentos obedecendo aos horários de funcionamento. No entanto, houve a necessidade de serem lavrados quatro autos de infração por colocarem em risco a saúde da população como a ausência de máscara por funcionários manipuladores de alimentos em restaurante excedendo o horário das 22 horas para encerramento de atendimento aos clientes”, explicou Larisse Portela, gerente de Vigilância Sanitária de Teresina.

Em parceria com a Polícia Militar e com a Guarda Municipal, cabe ao órgão identificar os locais e pessoas descumprindo as determinações do decreto e aplicar as punições cabíveis em lei. Quem for pego desobedecendo o que foi estabelecido pelo Governo, incorrerá em crimes ou contravenções de menor potencial ofensivo passíveis de pena de até dois anos. Nesses casos, é lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência ao invés de se abrir um inquérito, mas mesmo assim o caso é levado ao um juiz.


Foto ilustrativa: Divulgação

Para garantir uma maior cobertura da fiscalização, o efetivo da Gerência de Vigilância Sanitária está dividido em oito equipes que se deslocam para atender a demanda de liberações de licença sanitária, denúncias e blitz. Para fazer as inspeções noturnas, foi feito um planejamento de forma a garantir a saída diária de no mínimo duas equipes de fiscais. Estas equipes estão divididas por zonas de forma a abranger o maior percurso possível.

A diretora da GEVISA aponta que grande parte do empresariado e da população em geral tem negligenciado as medidas e normas sanitárias, o que se reflete na situação crítica em que Teresina se encontra no atual momento da pandemia. 


Leia também: Sesapi alerta para possível falta de kits de intubação


“A Vigilância Sanitária municipal estará nas ruas intensificando as fiscalizações em vários ramos de atividades como academias, supermercados, escolas, clínicas médicas e odontológicas, dentre vários outros setores. Para que possamos, juntos, fazer nosso papel educativo e punitivo. Queremos conscientizar toda a população de que apenas com o  cumprimento de forma rigorosa de todos os protocolos sanitários é que com certeza combateremos a pandemia da Covid”, finaliza Larisse Portela.

Mais sobre: