Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Unidade de Saúde é interditada no Piauí por falta de enfermeiro

Posto fica localizado em Bom Princípio do Piauí e, segundo o Coren, não possui nem os documentos de gerenciamento de serviços de saúde.

08/12/2020 11:27

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN-PI) fez a interdição ética de uma unidade de saúde localizada na cidade de Bom Princípio do Piauí. A Unidade Mista de Saúde Joana Moraes Souza foi interditada após a fiscalização constatar a inexistência de enfermeiro durante o horário de funcionamento do posto, além da falta de documentos gerenciais e inadequação ao Procedimento Operação Padrão (POP).

Leia também: MDER: após mortes por infecção, CRM aprova indicativo de interdição ética

O COREN lembra que é lei federal a obrigação de se ter um profissional de enfermagem para supervisão e gerenciamento dos serviços de saúde em qualquer unidade médica. “A interdição ética dos serviços de enfermagem se deu depois dessa inspeção in loco para averiguar se os problemas encontrados teriam sido sanados, mas vimos que eles persistiram”, explicou o conselheiro Flaviano Aragão, que coordenou a fiscalização.


Foto: Divulgação/Coren-PI

A interdição ética ocorre por prazo indeterminado até que sejam feitas as adequações necessárias na unidade de saúde. Dentre as exigências feitas pelo COREN estão a contratação de enfermeiros, produção dos materiais e documentos gerenciais, adequação do Procedimento Operacional Padrão e a sistematização da enfermagem no atendimento.

“Se as falhas forem sanadas rapidamente, será feita a desinterdição. É importante ressaltar que isso mostra que a enfermagem precisa e deve ser valorizada”, finaliza Flaviano Aragão.

A gestão da Unidade Mista de Saúde Joana Moraes Souza é de competência do poder municipal de Bom Princípio do Piauí. De acordo com a Prefeitura Municipal, o profissional de enfermagem que atuava no posto está de licença sem vencimento e que um novo enfermeiro deverá ser contratado até o final desta semana.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações do Coren-PI
Mais sobre: