Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Usuários de ônibus não aprovam mudanças no trânsito da zona Norte

População reclama que a Rua Anísio de Abreu, nova rota dos ônibus que vêm do Centro para zona Norte, é deserta e facilita a ocorrência de assaltos

14/07/2015 07:19

No último sábado (11), mais uma mudança no trânsito da zona Norte de Teresina foi implantada. Desta vez, nos cruzamentos entre a Avenida Alameda Parnaíba e Rua Magalhães Filho. A via, que era sentido único a partir da Alameda Parnaíba (Centro/Norte), mudou o sentido para Norte/Centro. A partir de agora, os ônibus, que antes seguiam pela Rua Coelho de Resende, devem seguir pela Magalhães Filho até a Avenida Miguel Rosa para acessar a faixa exclusiva de ônibus na Rua Coelho de Resende. 

Já a Rua Anísio de Abreu ligará a Avenida Frei Serafim até a Avenida Centenário, no sentido Centro/Norte. Isso significa que o condutor que sair da Avenida Frei Serafim poderá chegar à Avenida Centenário seguindo em linha reta, cruzando as avenidas Miguel Rosa, Alameda Parnaíba, Rua Pernambuco, Petrônio Portela até a Centenário. 

A principal mudança no trânsito da região da Praça do Marquês afetou, principalmente, as linhas de transporte coletivo, que precisaram desviar seus percursos e mudar um pouco a rota. Contudo, os usuários do transporte público não estão satisfeitos com a alteração. Alguns passageiros informaram nem estar sabendo das mudanças. 

A artesã Francisca Araújo reside na Santa Maria da Codipi e conta que ficou aguardando por mais de 40 minutos seu ônibus na Rua Magalhães Filho, e foi informada por uma vendedora ambulante que o transporte não passa mais por aquela via, e sim pela Rua Anísio de Abreu. “Eu fiquei esperando um bom tempo na rua e, se não fosse a moça que vende balas, eu teria passado o dia lá. A mudança ficou boa para os carros, mas para quem precisa de ônibus não ficou, porque essa rua [Anísio de Abreu] é muito deserta”, disse. 

Além de Francisca, as estudantes Launa Maria e Rauanny Bezerra, que estudam na Escola Municipal Eurípides de Aguiar, também não aprovaram a mudança. Para elas, além de deserta, a via é pouco movimentada, o que facilita os assaltos. As jovens relatam ainda que é muito perigoso sair da Rua Magalhães Filho até a Anísio de Abreu, sobretudo no turno da noite. 

Foto: Elias Fontenele/ ODIA

Segundo as estudantes, o policiamento no local deveria ser reforçado. “As paradas de ônibus são muito distantes uma das outras e a gente fica muito isolado. E quem sai à noite do colégio é ainda mais perigoso descer para cá”, disse Launa Maria, contando que soube da mudança através de sua irmã. Já Rauanny Bezzera por pouco não foi esperar o ônibus na Rua Magalhães Filho. Ela disse que não estava sabendo da mudança e que foi informada por Launa Maria. “Eu estava indo para a parada quando me disseram que tinha mudado. E assim como eu, muitas pessoas também estão confusas com essa mudança”, relata. 

A dona de casa Maria do Carmo reside na Rua Anísio de Abreu há 17 anos e conta que as mudanças melhoraram bastante o fluxo de veículos na região da Praça do Marquês. Contudo, ela destaca que a intervenção não foi muito favorável para as pessoas que necessitam de transporte público. 

“Essa rua é muito escura, passam poucos carros e é comum ver pessoas usando drogas, justamente por não ser uma rua muito movimentada. Mudar as paradas de ônibus para cá foi muito perigoso, ainda mais à noite. Tem gente que fica esperando o ônibus em alguma casa, porque se sente mais segura, e só vai para a parada quando o ônibus está chegando”, disse. 

 Rua Magalhães Filho ainda passará por mudanças no fim de semana 

Segundo Falcão Neto, diretor de Transporte e Sistema Viário da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), ainda é muito cedo para dar um parecer sobre a mudança. De acordo com ele, a intervenção foi feita no mês de julho por ser um período de férias e o fluxo de veículos estar reduzido. 

“Nós dividimos por etapa justamente para que uma etapa não interferisse na outra. Primeiro, nos adequamos a Anísio de Abre e a continuação da Pires de Castro, para que elas pudessem receber os veículos vindo do Centro para a zona Norte. Os veículos já estavam sendo orientados a usar essas duas vias, o que nos possibilitou mexer na Magalhães Filho de forma mais tranquila”, frisa. 

Falcão Neto ressalta que a Strans está fazendo ações para orientar os usuários do transporte coletivo sobre as mudanças nas vias, sobretudo dos ônibus. Segundo ele, as paradas de ônibus da Magalhães Filho foram realocadas na Anísio de Abreu e posicionadas nos mesmos quarteirões, para que os usuários não se prejudicassem. A última etapa, que ocorrerá no próximo sábado (18), será a mudança do sentido duplo da Magalhães Filho, entre a Alameda Parnaíba e Centenário, seguindo sentido único ao Centro. 

A sinalização será implantada na sexta- feira. Vale ressaltar que, quem está na Alameda Parnaíba e deseja dobrar à esquerda para entrar na Rua Coelho de Resende deverá ficar atento a outras mudanças que serão feitas no local. Aquele trecho será fechado e o motorista terá duas opções de acesso: ele poderá ir até a Pires de Castro, dobrar à direita e posteriormente à esquerda, na Rua Ceará, e à esquerda na Magalhães Filhos. Outra opção é atravessar a Magalhães Filho, entrar à direta, na Anísio de Abreu, depois na Abid Salim e pegar a Magalhães Filho.

Por: Isabela Lopes- Jornal O Dia
Mais sobre: