Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Veja como deputados piauienses votaram sobre a manutenção da prisão de Daniel Silveira

Um levantamento do Portal O Dia.com revela que 90% da bancada piauiense votou pela manutenção da prisão de Daniel Silveira, do PSL do Rio

20/02/2021 11:19

A Câmara dos Deputados decidiu nessa sexta-feira (20) manter a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que foi preso por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).  Foram 364 votos a favor da manutenção da prisão, 130 contra e 3 abstenções. Um levantamento do Portal O Dia.com revela que 90% da bancada piauiense votou pela manutenção da prisão de Silveira.

Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Dos dez deputados piauiense, apenas Fábio Abreu, do Partido Liberal, votou contra. Veja os parlamentares que votaram a favor:  


 Fábio Abreu (PL) – votou não

Iracema Portella (PP) –  votou sim

Marcos A. Sampaio (MDB-PI) votou sim

Mariana Santos (Solidariedade) votou sim

Rejane Dias (PT) – votou sim

Átila Lira (PP) – votou sim

Flávio Nogueira (PDT-PI) – votou sim

Júlio Cesar (PSD-PI) – votou sim

Margarete Coelho (PP-PI) – votou sim

Merlong Solano (PT-PI) – votou sim


Horas antes da votação, o deputado Flávio Nogueira (PDT) revelou ao O DIA qual seria seu posicionamento acerca do caso em análise no plenário da casa legislativa.

“Vou voltar pela manutenção da prisão. Acho que a imunidade parlamentar deve existir, mas tudo tem um regramento e limite, sob uma responsabilidade moral e ética. Não é porque você é parlamentar que pode agredir, até a forma de se expressar tem que ser ética, não se deve usar uma linguagem que possa estar comprometendo a moral de quem você está dizendo algo sobre ela”, disse.

Silveira foi preso “em flagrante delito” na terça-feira (16) por fazer ameaças a ministros do Supremo e ao Estado Democrático de Direito, conforme decisão do ministro Alexandre de Moraes.

“O STF é uma instituição que representa um dos poderes da República. Somos um tripé, se desmoralizarmos um, desmoralizamos todos. Não quero que a república caia”, completou Nogueira ao falar sobre a decisão.

“Se fecharmos o Congresso, voltaremos ao período que quem não tem idade basta ler para ver como foi um período horrível, que é o da ditadura militar”, finalizou.

Em uma rede social, a deputada Margarete Coelho (PP) disse que a prisão de Silveira revela a necessidade da regulamenta do artigo 53 da Constituição Federal, que trata da imunidade parlamentar.

“A prisão do Dep. Daniel Silveira releva a necessidade de regulamentação do art. 53 da CF (Constituição Federal), dando clareza ao seu alcance e abrangência e na forma de sua convivência com o nosso sistema de persecução penal. Sem isso, sempre que invocado, promoverá mais crise que a pacificação social.”

Mais sobre: