Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vulneráveis: iniciativas de solidariedade em tempos de pandemia

Lado acolhedor das pessoas tem aumentado mais diante das dificuldades e incertezas da atualidade.

03/06/2020 08:38

Nunca se falou tanto em pensar no outro como nesses tempos, especialmente por conta da pandemia do coronavírus, que tem afetado o mundo inteiro. E se antes as pessoas já se solidarizavam com as menos favorecidas e mais vulneráveis, esse lado acolhedor tem aumentado crescido mais diante das dificuldades e incertezas que assolam a humanidade.

Indivíduos autônomos, grupos, entidades e empresas estão realizando ações para intensificar os cuidados das pessoas socialmente vulneráveis. Isso tem garantido um pouco de dignidade para que elas consigam sair dessa condição imposta pelo Covid-19 e tenham suas vidas preservadas.

Leia também: Doações colaboram para a continuidade do Projeto Alimentar da RFCC-PI

Tatiane Seixas é presidente da União Brasileira de Mulheres no Estado do Piauí e parceira da Rede Solidária Sim, sendo esta última criada por conta da pandemia do coronavírus. O grupo tem feito um trabalho muito intenso com as pessoas em vulnerabilidade social, levando cuidados de higiene pessoal, especialmente à população de rua.

“Há um mês, pelas redes sociais, vimos algumas ações no Mato Grosso do Sul e em São Paulo, que estavam sendo instalados lavatórios de rua, que é algo muito simples e decidimos  fazer aqui. A ideia central é fazer com que a população perceba e ajude, replicando ou mantendo. Instalamos, principalmente no Centro de Teresina, os lavatórios solidários de rua, no qual são colocadas duas garrafas PET, uma com água e outra com detergente diluído em água, preso com barbante e afixados em árvores ou grades de portões”, conta.


Em geral, os lavatórios estão afixados ao longo da Avenida Frei Serafim e centro da cidade - Foto: Arquivo Pessoal

Até o momento já foram instalados oito lavatórios solidários de rua em diversos pontos da cidade. Em geral, os lavatórios estão afixados ao longo da Avenida Frei Serafim e em praças do Centro de Teresina. Ela explica que essa é uma ação permanente, especialmente porque muitos são retirados e necessitam de reposição. Contudo, Tatiana enfatiza que é um trabalho que tem sido bem recebido pelas pessoas em situação de rua.

Segundo Tatiane, a Rede Solidária Sim tem quatro frente de atuação neste momento. A primeira dela visa a distribuição de cestas básicas; confecção e distribuição de máscaras de proteção; campanhas de doação de sangue para os hemocentros e os lavatórios solidários de rua. A partir da Rede, diversas entidades estão se articulando com o propósito de ajudar na montagem dos Kits com água e sabão que deverão ser instalados em diversas praças da cidade, como no Mocambinho, zona Norte; Vale do Gavião, zona Leste; Dirceu e Vila da Guia, na zona Sudeste de Teresina.

“Diante da pluralidade do perfil dessas pessoas, sabemos que a intervenção que fazemos é muito pequena, mas é muito importante que as pessoas que podem, da forma como podem, façam intervenções para que consigam agir sobre perfis diferentes de públicos, sejam crianças que estão na rua, que o conselho tutelar e a justiça deve agir, sejam mulheres grávidas, que podem usar o consultório de rua, entre outros perfis”, destaca.

Leia também: Irmãos doam produtos de higiene a clientes de lotérica em Porto Alegre do PI 

Outras ações

Além de integrar a Rede Solitária Sim, Tatiana Seixas desenvolve um trabalho paralelo, de entrega de quentinhas, no qual ela distribui todos os sábado 50 marmitas às pessoas que vivem em situação de rua. Ela reforça que essa ação irá continuar enquanto os decretos municipal e estadual exigirem o isolamento social.

Tatiana explica que muitas pessoas em vulnerabilidade social estão sem ter como comprar alimentos, especialmente porque muitas se mantinham por meio de esmola e, como o Centro da cidade está vazio, essa população está sem dinheiro e sem estabelecimentos para comprar os alimentos

Junto com as quentinhas são distribuídos os kits lanches, compostos por uma porção de fruta, um biscoito, suco ou achocolatado e uma garrafa com água, bem como um kit de higiene, que inclui uma escova de dente, um creme dental e sabonete.


Foto: Reprodução

“Com o dinheiro que recebemos de doações conseguimos comprar alguns absorventes e foram montados kits para entregar para as mulheres. Muitos amigos me ajudam com as doações e isso tem colaborado para manter o projeto. Quando começamos a entregar as quentinhas, percebemos uma demanda das pessoas situação de rua necessitam por material de higiene, elas pedem sabonete, sabão para lavar as roupas, creme dental, escova de dente. Eles querem se manter limpos”, pontua Tatiane Seixas.

Um parceira foi feita com um grupo de mulheres da Vila da Guia, região do Grande Dirceu para confecção de máscaras de proteção de tecido. Essas máscaras laváveis também estão sendo distribuídas para a população em situação de rua, de forma a garantir que ela possam se proteger do vírus.

Quem desejar conhecer mais sobre a Rede Solidária Sim e ajudar com doações pode entrar em contato com Tatiane Seixas, tanto pelo Facebook como pelo Instagram. “A solidariedade movimenta a gente, mas nada exclui o debate político acerca da justiça social e de políticas públicas”, reforça Tatiana Seixas.

Leia também: Pastoral pede doações para acolher os vulneráveis durante quarentena

Concessionária instala pias com água e sabão em agências da Caixa

Também pensando na qualidade de vida, bem estar e saúde das pessoas, a concessionária Águas de Teresina instalou pias na parte externa das agências bancárias da Caixa Econômica Federal na capital. O objetivo é oferecer condições para que as pessoas possam fazer a higienização das mãos e reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus. Junto à estrutura para as pias são disponibilizados sabonete líquido e papel toalha.

As pias serão instaladas nas agências das avenidas Henry Wall de Carvalho, no Parque Piauí; Barão de Gurgueia, no bairro São Pedro e Avenida Presidente Kennedy. Segundo a Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal no Piauí, nos períodos de movimentação mais intensa, as agências chegam a atender 250 pessoas por hora em busca do auxílio emergencial

A ação da Águas de Teresina faz parte do projeto Parcerias e Solidariedade que é realizado pela Superintendência de Parcerias e Concessões do Governo do Piauí (Suparc), com a colaboração de empresas privadas e órgãos públicos municipais e estaduais. Dentro dessa parceria, a concessionária tem disponibilizado diariamente oito mil litros da solução de hipoclorito de sódio para a ação de desinfecção no entorno das quatro principais agências da Caixa Econômica Federal. As medidas contemplam ainda tendas para proteger a população do sol, marcação do distanciamento recomendado pelos órgãos de saúde e distribuição de máscaras de tecido.

Vale lembrar que lavar as mãos é um ato reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos principais instrumentos contra epidemias. Dados mostram que o hábito pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus e bactérias que causam doenças como gripes, resfriados, conjuntivites e viroses.


Foto: O Dia

Ações abraçam diversos grupos e entidades 

- O Centro da Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI) e Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Teresina) mobilizaram empresários que formam a cadeia produtiva do Estado para uma campanha de arrecadação de recursos a fim de adquirir respiradores para hospitais de Teresina. O primeiro respirador/ventilador pulmonar já foi entregue ao Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela.

- O Centro da Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI) investiu em um projeto de um grupo de pesquisadores da UFPI que criou uma adaptação de ventiladores mecânicos para viabilizar a ampliação de atendimento aos pacientes infectados pelo novo coronavírus.

- O McDonald´s no Brasil, desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus, adicionou doses extras de solidariedade e está doando refeições para os profissionais da saúde e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em Teresina, já foram realizadas as seguintes doações:

- O Hospital Infantil Lucídio Portela recebeu 210 produtos a serem distribuídos aos seus profissionais de saúde;

- O Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar do Piauí (HPMPI) recebeu a doação de 200 produtos entregues em embalagens especiais aos profissionais de saúde/pessoas em situação vulnerável;

- A organização não-governamental ‘Rede Pense Piauí’ recebeu a doação de 200 produtos entregues em embalagens especiais a serem distribuídos para os profissionais de saúde/pessoas em situação vulnerável;

- A organização não-governamental ‘Eu Quero Ajudar’ recebeu a doação de 200 produtos entregues em embalagens especiais a serem distribuídos para pessoas em situação vulnerável na capital piauiense;

- O Conselho Estadual de Cultura, com o Dr. Nelson Nery, doou uma tonelada de alimentos para membros da Escola Circo de Zoim;

- A LEMS Casa e Festa fez doação de material de limpeza e máscaras para um abrigo de idosos de Teresina.

Por: Isabela Lopes, do Jornal O Dia
Mais sobre: