Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Youtube exclui vídeo de cunho racista após determinação da Justiça do Piauí

O vídeo foi postado pelo usuário Flávio Gravações e se trata de uma paródia da música "Caneta azul" com conteúdo racista, comparando mulheres negras a um urubu.

03/05/2021 12:19

A plataforma Youtube, uma das subsidiárias da empresa Google, excluiu um vídeo de cunho racista após determinação da Justiça do Piauí. A decisão liminar, do último dia 20 de abril, da juíza Maria das Neves Ramalho Barbosa Lima é em resposta à ação civil pública impetrada pelo Ministério Público do Piauí, por meio da 49ª Promotoria de Justiça de Teresina.


Leia também: Câmara Municipal instala CPI do Transporte Coletivo em Teresina 

Segundo o MPPI, o vídeo foi postado pelo usuário Flávio Gravações e se trata de uma paródia da música "Caneta azul" com conteúdo racista, comparando mulheres negras a um urubu. Nesta segunda-feira (03), o vídeo não está mais disponível na plataforma.

Foto: Arquivo O Dia

"[O MPPI] recebeu um pedido de providências proposto pelo Instituto da Mulher Negra do Piauí- Aybás, pelo Fórum de Mulheres Negras do Piauí, pela Frente Popular de Enfrentamento ao Feminicídio e outros, requerendo a adoção urgente de condutas no sentido de fazer cessar a divulgação de vídeo sediado no site youtube.com.br, possivelmente de autoria de usuário denominado de “Flávio Gravações”, de conteúdo racista e apto à incitação da prática de estupro e violência contra a mulher negra", explicou o ente ministerial.

A decisão liminar da magistrada determina a remoção do vídeo em um prazo de 24 horas, sem prejuízo da responsabilidade penal por crime de desobediência. Em caso de descumprimento, a empresa poderia ser penalizada com multa diária no valor de R$ 1 mil até o limite de R$ 100 mil.


Mais sobre: