Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

“Temos responsabilidade de levar esperança”, diz Tony Batista em posse na APL

Tony Batista ocupa a cadeira 22, que pertenceu ao desembargador Nildomar Silveira

03/04/2022 09:08

Vigário Geral da Arquidiocese de Teresina, o padre Tony Batista foi empossado como o mais novo imortal da Academia Piauiense de Letras em solenidade realizada nessa sexta-feira (01/04) no auditório Dom Avelar Brandão Vilela, na zona Leste de Teresina.

O religioso que dirige a Ação Social Arquidiocesana (ASA) afirmou no discurso de posse que chegou a APL pelas dádivas divinas e explicou que como imortal da entidade terá como missão levar esperança e alegria para um mundo que ele classificou como doente. Tony Batista ocupa a cadeira 22, que pertenceu ao desembargador Nildomar Silveira

“Não estou aqui por linhagem familiar, nem pelo volume de obras publicadas, pelo conhecimento tão profundo da literatura ou por merecimento. Estou aqui pela Graça de Deus que certamente sonda o invisível e que, na minha insignificância, tomou partido. Nós no mundo inteiro estamos doentes e precisamos de esperança. E se somos homens e mulheres da escrita, da cultura e da fala também temos responsabilidade de levar esperança e provocar a alegria. Me sinto muito feliz por poder contribuir”, disse. 

Foto: Divulgação

O presidente da Academia Piauiense de Letras, o jornalista Zózimo Tavares, lembrou a trajetória de Tony Batista e recordou que desde os primeiros momentos o religioso se destacou na sociedade teresinense pelas atividades sociais realizadas, como a Caminhada da Fraternidade, para alcançar os mais necessitados. 

“Quando me iniciei no jornalismo, em 1980, ele despontava como um dos novos valores da Igreja Católica aqui em Teresina. Muito jovem, havia chegado há pouco tempo de Salvador e se fazia notar pelo seu estilo mais despojado, pela palavra fácil, pela sensibilidade pastoral e pela profundidade de sua pregação. Os anos se passaram e é perceptível que ele ajudou estender a mão da Igreja para alcançar os pobres e excluídos, na partilha da solidariedade e na semeadora da esperança”, declarou Zózimo Tavares. 

Quem é Tony Batista 

Padre Tony Batista, 75 anos, é natural da cidade de São Pedro do Piauí. Ele filósofo e teólogo, com mestrado pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, e especialização em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de Santiago (Chile). Entre sua produção religiosa se destaca o livro “Memórias de Um Peregrino”, onde relata as suas experiências na Terra Santa.

Tony Batista é o criador da Caminhada da Fraternidade, evento considerado patrimônio cultural e imaterial do Piauí, votado para os trabalhos sociais desenvolvidos pela Igreja.

Fonte: Com informações da Ascom
Mais sobre: