Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Tribuna julga recurso de acusado de causar acidente que matou Júnior e Bruno

Os advogados de Moaci Moura da Silva Júnior entraram com recurso para que a ação não seja decidida pelo tribunal do júri.

16/11/2017 18:39

O jornalista e artista plástico Jader Damasceno, sobrevivente do acidente automobilístico que vitimou fatalmente os irmãos e membros do Coletivo Salve Rainha Francisco das Chagas Júnior e Bruno Queiroz, divulgou um vídeo nas redes sociais pedindo a presença da população teresinense no julgamento de um recurso impetrado pela defesa do acusado de provocar o acidente, Moaci Moura da Silva Junior, a ser realizado às 9h nesta sexta-feira (17), no 5º andar do Tribunal de Justiça do Piauí, localizado no bairro Cabral.

Mais de um ano após o acidente e com sequelas graves que afetam a sua audição, locomoção e a visão, o artista plástico pede justiça e afirma que a impressão é de que a sua vida e dos dois amigos mortos no acidente não tiveram nenhum valor. “Eu acho uma falta de respeito com as pessoas.  É triste ver que passou mais de um ano e nada foi feito, nenhuma assistência foi dada. Ele tirou muita coisa minha, meu trabalho, a minha oportunidade de enxergar direito, tirou parcialmente minha visão, quase me deixou numa cadeira de rodas. Eu quero que ele pague por tudo que ele fez comigo e com os meus amigos”, disse emocionado.

Os irmãos Bruno Queiroz (à esquerda), Chagas Júnior (ao centro) e o jornalista Jader Damasceno (à direita). (Foto: Arquivo O Dia)

Durante a sessão desta sexta-feira, será decidido se a acusação em primeiro grau de homicídio doloso eventual será mantida. A acusação é de que Moaci teria assumido o risco de matar, ao ter dirigido embriagado e em alta velocidade. No dia do fato, a autoridade policial que atendeu a ocorrência informou que Moacir ainda tentou fugir correndo ao perceber a chegada da polícia, mas estava tão embriagado que não conseguiu chegar muito longe.

De acordo com a promotoria, ficou provado que Moaci trafegava a uma velocidade de 100 Km/h , ou seja, 50% acima do máximo permitido para a via onde se deu o fato, e invadiu sinal vermelho. O motorista foi indiciado por duplo homicídio doloso, lesão corporal grave, tentativa de fuga e omissão de socorro.

Moaci Júnior é acusado de provocar o acidente que vitimou fatalmente duas pessoas. (Foto: Arquivo Pessoal)

Outro lado

Os advogados do acusado entraram com recurso para que o processo não seja decidido pelo tribunal do júri. Caso o recurso da defesa seja atendido, o crime será enquadrado como homicídio culposo, em que não há intenção de matar, e poderá ser julgado como crime de trânsito, resultando em penas mais brandas para o acusado. A reportagem do portal O Dia tentou entrar em contato com a defesa de Moaci Júnior, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Veja o vídeo:


Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: