Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Agentes fazem grande apreensão na Casa de Custódia, e sindicato teme rebelião

Diretor do Sinpoljuspi afirma que a situação nas unidades penais do Estado segue insustentável, e o Governo pouco faz para melhorar o sistema.

20/04/2016 16:10

Agentes penitenciários da Casa de Custódia de Teresina realizaram a apreensão de uma grande quantidade de armas brancas e celulares durante uma inspeção realizada nesta quarta-feira (20), em celas dos pavilhões C e F.

No total, foram apreendidos 32 facas e ferros pontiagudos, três cadeados, 12 aparelhos celulares, 25 baterias, um litro de cachaça caseira, cimento, além de uma grande quantidade de drogas, incluindo cocaína, crack e maconha.

De acordo com Vilobaldo Carvalho, diretor jurídico do Sinpoljuspi, a situação nas unidades penais do Estado segue insustentável, e o Governo pouco faz para melhorar o sistema e para garantir a segurança dos agentes penitenciários e dos próprios presos. "Pela grande quantidade de armas brancas apreendidas, a gente suspeita que os presos planejavam realizar uma nova rebelião nos próximos dias", alerta Vilobaldo.

O Sinpoljuspi critica o que classifica como "omissão do Governo" diante do caos observado nos presídios do Estado. Segundo a entidade, a Casa de Custódia tem capacidade para receber até 336 presos. No entanto, mais de 900 pessoas estão encarceradas no local, atualmente.

Paralelo a isso, o sindicato denuncia que a quantidade de servidores nos presídios está muito abaixo do ideal, e o ambiente em que os presos são colocados é extremamente inóspito - problemas que se repetem em praticamente todas as unidades prisionais do Piauí.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: