Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após morte, segurança será reforçada nos terminais a partir de amanhã

Polícia Militar e Guarda Municipal farão revezamento para garantir segurança de usuários do sistema de transporte coletivo.

28/11/2018 14:22

Em reunião realizada nesta quarta-feira (28), na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), foram estabelecidas ações conjuntas entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar para garantir a segurança dos usuários de transporte coletivo nos terminais e estações de ônibus da capital. A cúpula da Segurança e representantes da Prefeitura Municipal de Teresina determinaram que as atividades, com patrulhamento e blitz, devem ser iniciadas nesta quinta-feira (29).

Segundo o secretário da Segurança, coronel Rubens Pereira, a partir de amanhã devem ser feitos patrulhamentos em viaturas e motocicletas, 24 horas por dia, além da realização de blitzen e a presença da Guarda Municipal de Teresina nos terminais de maior aglomeração. "Teremos acesso às faixas exclusivas dos ônibus e os patrulhamentos serão revezados entre PM e Guarda Municipal. Vamos fazer com que estes e as blitzen cheguem em todas as zonas", afirmou o gestor.

PM e Guarda Municipal farão segurança dos terminais a partir de amanhã (29). (Foto: Poliana Oliveira/O Dia)

Ainda segundo o coronel, as estratégias de atuação nos pontos de ônibus que compõem os corredores exclusivos do transporte público de Teresina vêm sendo trabalhadas há 90 dias. "Com os projetos pilotos dos terminais da zona leste não tivemos ocorrências. Portanto, a intenção é prevenir ações infratoras e, no caso de acontecer, investigar e descobrir rapidamente os autores. Isso será possível com essa união de esforços, que é o caminho mais eficaz para solucionar o problema", complementou Rubens Pereira.

De acordo com o secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, Samuel Silveira, nesta primeira etapa, as ações irão ocorrer nos corredores que já estão em funcionamento. “No que toca à Guarda Municipal, nos comprometemos com o revezamento. Além disso, estamos realizando um novo concurso para aumentar o efetivo, pois a Guarda Municipal tem fundamental importância na promoção da segurança em vários espaços, inclusive, considerando espaços de mobilidade urbana, como são os terminais em que ela atua”, detalha.

Estiveram presentes à reunião gestores e representantes da Polícia Militar (PM-PI), Polícia Civil, Secretaria da Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas de Teresina (Semcaspi), Superintendência Municipal de Trânsito (Strans) e Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut). 

Morte de estudante

A reunião para definir estratégias de segurança para os terminais e estações de ônibus ocorreu três dias após o estudante de Medicina da Universidade Federal do Piauí, Antônio Rayron Soares de Holanda, 22 anos, ser assassinado com um tiro no peito após reagir a um assalto quando saída de um terminal de passageiros na avenida Miguel Rosa, na zona Sul de Teresina. O crime aconteceu na manhã do último domingo (28). Um menor identificado pelas inicias G.L.D.A.R foi apreendido e é o principal suspeito de ter cometido o crime. 

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: