Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dupla é presa em Teresina por fazer compras online com dados clonados

Op. Saldo Infinito: acusados faziam parte de uma quadrilha que atuava em vários estados praticando crimes de estelionato virtual.

26/08/2020 10:36

Duas pessoas foram presas em Teresina na manhã desta quarta-feira (26) durante cumprimento a mandados de busca e apreensão, e de prisão na Operação Saldo Infinito. A ação foi deflagrada hoje pela Polícia Civil para desarticular uma quadrilha especializada em crimes de estelionato virtual que atuava em vários estados brasileiros.

Leia também: PF apura obtenção ilegal de empréstimos junto à Caixa no Piauí 

Além da capital piauiense, também estão sendo cumpridos mandados no Rio de Janeiro, onde uma pessoa foi presa, e no Ceará, onde três pessoas também já foram detidas. A Operação Saldo Infinito investiga operações fraudulentas realizadas pelos acusados com cartões de crédito de terceiros. Conhecidos como carders, os envolvidos no esquema acessavam dados bancários e pessoais das vítimas para se passar por elas e fazer compras online, solicitar segunda via de cartões e contrair empréstimos pessoais, gerando prejuízo financeiro tanto às pessoas físicas lesadas, quanto aos comerciantes e ao sistema financeiro.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

Quem dá mais detalhes da investigação é o delegado Anchieta Nery, coordenador da Delegacia de Repressão aos Crimes Virtuais do Piauí. “Tínhamos uma divisão de tarefa nessa organização criminosa, onde um investigado de apenas 19 anos, natural do Rio de Janeiro, subia sites falsos de grandes empresas oferecendo produtos a preços abaixo do mercado. Isso atraía as pessoas e elas imaginavam estar fazendo uma compra legítima, quando na verdade estava fornecendo dados dos seus cartões. Após isso, esses dados eram vendidos no mercado negro da internet. Pessoas do Piauí, Ceará e outros estados compravam os dados dos cartões obtidos por esse investigado do Rio de Janeiro e faziam compras tanto em grandes sites, quanto no comércio local”, explicou.


Uma das pessoas já havia sido pela pela Delegacia de Crimes Virtuais do Piauí em dezembro do ano passado. Ela cumpria prisão domiciliar para cuidar dos filhos, mas continuou reiteradamente praticando os crimes. Também foi preso um homem em Fortaleza que já foi preso por diversos processos por estelionato no Piauí e teria se deslocado para o estado vizinho porque seria um local onde ele teria maior facilidade para praticar golpes. De acordo com o delegado Anchieta Nery, ele também estaria praticando junto com a atual namorada, fraudes em financiamentos bancários e financiamentos de veículos. 


O delegado faz um alerta: "É importante que todos os cidadão teresinenses tenham cuidado ao realizar suas compras online, registrarem boletim de ocorrência ao perceberem uma compra fraudulenta ou algum problema em seu cartão de crédito ou na sua conta bancária", finaliza Anchieta Nery.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: