Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Escrivão da polícia é preso por revender motos apreendidas a receptadores

Segundo a Corregedoria, Francisco Pimentel adulterava os Boletins de Ocorrência e retirava os veículos do pátio da delegacia de Porto na ausência do delegado.

12/03/2019 08:18

Um escrivão da Polícia Civil do Piauí, identificado como Francisco Pimentel, foi preso nesta terça-feira (11) na cidade de Porto, a 169 quilômetros de Teresina, acusado de revender as motocicletas apreendidas em ações da Polícia Militar para receptadores. De acordo com a Corregedoria da Corporação, o escrivão, que tinha 30 anos de serviços prestados à Polícia Civil, adulterava os Boletins de Ocorrência na ausência do delegado para poder retirar os veículos do pátio da delegacia e repassa-los a revendedores informais de peças de moto e mecânicos.


Francisco Pimentel foi preso ontem (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

A informação foi repassada pelo corregedor da Polícia Civil, delegado Emir Maia. A prisão de Pimentel aconteceu em cumprimento a dois mandados de prisão cumpridos pela própria delegacia de Porto e foi o próprio delegado do município que abriu o inquérito e coordenou a investigação. 


Delegado Emir Maia, corregedor da Polícia Civil - Foto: Jailson Soares/O Dia

“O Pimentel prestou serviços como escrivão na delegacia de Barras até outubro do ano passado, quando foi transferido junto com o delegado para Porto. Lá, ele se associou a mais cinco pessoas, formando uma organização criminosa que roubava as motocicletas apreendidas. Ele tirava os veículos do pátio e levava para uma oficina onde elas eram revendidas”, relatou o delegado Emir.

A ação foi percebida pela própria Polícia Militar, que desconfiou ao ver os veículos apreendidos circulando novamente pela cidade no nome de terceiros. A PM acionou o delegado titular, que instaurou o procedimento e representou pela prisão preventiva dos envolvidos. 

O inspetor Pimentel foi preso e se encontra recolhido a uma cela do 10º Distrito Policial de Teresina. Ele só foi trazido para a Capital após a própria Polícia Civil representar junto ao juiz, que havia determinado seu encaminhamento para a Penitenciária de Campo Maior. Além de Pimentel e do outro preso na ação de ontem (11), mais três suspeitos ficaram de se apresentar nesta terça-feira (12) à Delegacia de Porto. 

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: