Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Investigados em operação teriam sonegado mais de R$ 100 milhões em impostos

Na última terça-feira, mais três caminhões foram apreendidos e devem ir a leilão para restituir parte dos prejuízos causados aos cofres públicos

27/01/2018 09:40

A quadrilha investigada na Operação Fantasma, que apura o crime sonegação de impostos no Piauí, já teria desviado pelo menos R$ 100 milhões dos cofres públicos. A estimativa é do Grupo Interinstitucional de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária (Grincot), que já denunciou 19 pessoas suspeitas de participação na organização criminosa.

Na última terça-feira, mais três caminhões foram apreendidos pelos delegados JJ e Josimar Brito, em cumprimento ao mandado judicial expedido pelo juiz da 10° Vara Antônio Lopes de Oliveira, com parecer favorável do promotor Plínio Fontes. A ação envolve uma família do município de Campo Maior e é um desdobramento da operação, deflagrada em agosto de 2017.

Um dos três caminhões apreendidos estava em uma oficina na tabuleta, com partes das peças retiradas, o que pode ocasionar nova investigação por conta da tentativa de dificultar as investigações. Os outros dois veículos estão em bom estado de conservação. 

Na primeira fase da operação foram apreendidos seis caminhões e mais alguns carros pequenos. A intenção do Grincot é levar todos os veículos a leilão para ressarcir parte do danos causados ao erário público pelos crimes de sonegação fiscal.


Em agosto, a polícia prendeu nove pessoas suspeitas de envolvimento na quadrilha. Dessas, quatro permanecem na cadeia. As investigações continuam.

O Grincot é composto pela DECCOTERC/Polícia Civil do Piauí, Ministério Público Estadual, Procuradoria Tributária  do Estado, Auditoria da SEFAZ-PI e 10ªVara Criminal de Teresina.

Edição: Nayara Felizardo
Mais sobre: