Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Odival Andrade é cassado pela 2ª vez e juiz determina novas eleições

Prefeito ainda foi declarado inelegível por oito anos, a contar das eleições municipais de 2012.

12/03/2015 19:09

O prefeito de Piripiri, Odival José de Andrade (PSB), e sua vice, Maria do Socorro de Oliveira Mesquita, tiveram seus mandatos cassados pela Justiça Eleitoral, em primeira instância.

Esta é a segunda vez que o prefeito é cassado em menos de três meses, e novamente a decisão foi assinada pelo juiz Francisco João Damasceno, da 11ª Zona Eleitoral.

Na sentença de primeiro grau, o juiz ainda determina a realização de um pleito suplementar no município, e declara a inelegibilidade de Odival por oito anos, a contar das eleições municipais realizadas em 2012.

Desta vez, a condenação do gestor veio numa Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), na qual ele é acusado de ter cometido abuso de poder durante a campanha de 2012.

A ação foi ajuizada pela coligação "Unidos pelo Trabalho", juntamente com o PSD, cujo candidato, Luiz Cavalcante e Menezes, foi derrotado no pleito de dois anos atrás. 

Prefeito Odival Andrade, do PSB (Foto: Arquivo Ascom Alepi)

Na AIJE, Odival Andrade é acusado de utilizar recursos públicos e bens públicos imóveis para promover sua candidatura, usar indevidamente o programa habitacional "Minha Casa, Minha Vida" para conseguir votos, dentre outras ilegalidades que ele supostamente teria praticado na campanha.

Outra ação

Em dezembro de 2014, Odival foi cassado numa Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), sob acusação de abuso do poder econômico e compra de votos.

No início de janeiro deste ano, a defesa do prefeito conseguiu uma liminar na Justiça Eleitoral para que ele permanecesse no cargo até o julgamento da ação nas instâncias superiores.

Mais sobre: