Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PF realiza operação de combate a fraude no saque de precatórios

Até o momento, foram detectados prejuízos de quase R$ 2 milhões aos cofres públicos

12/02/2020 13:04

A Polícia Federal deflagrou a ‘Operação Eleazar’ nesta quarta-feira (12) com objetivo de desarticular organização criminosa que realizava saques fraudulentos de precatórios em diversas regiões do País. A ação contou com o apoio da Caixa Econômica Federal e contou com cerca de 70 policiais federais dando cumprimento a 19 mandados, sendo um mandado de prisão preventiva. Até o momento, foram detectados prejuízos de quase R$ 2 milhões aos cofres públicos.

A operação aconteceu nos Estados do Maranhão (municípios de Zé Doca, Nova Olinda do Maranhão e São Luís), Piauí (Teresina, Porto e Nossa Senhora dos Remédios), Pará (Redenção e São Félix do Xingu) e São Paulo (São João da Boa Vista). Também foram expedidas duas medidas cautelares diversas da prisão contra servidores da CEF, bem como determinado o bloqueio de contas e sequestro de bens.

(Foto: Arquivo/ODIA)

A investigação teve origem em uma tentativa de saque ocorrida no município de Capivari de Baixo/SC, tendo sido obtidas, através de cooperação com a Caixa Econômica Federal, informações sobre fraudes similares em diversas agências do banco. Os investigados poderão ser indiciados pela prática dos crimes de organização criminosa, estelionato majorado, violação de sigilo funcional e lavagem de dinheiro.

Durante as investigações foram obtidos fortes indícios de que a organização criminosa se aproximava de advogados através de aplicativo de mensagens, com a finalidade de que realizassem os levantamentos dos precatórios utilizando-se de documentos ideologicamente falsos, obtidos principalmente em cartórios do Maranhão e Piauí.

Após os saques indevidos, os criminosos faziam sucessivas movimentações financeiras dos valores em contas de terceiros, para afastar a origem ilícita dos recursos e dificultar a identificação dos verdadeiros beneficiados com as fraudes.

Informações obtidas junto à CEF apontaram que o grupo realizou, ou tentou realizar, levantamentos fraudulentos de precatórios nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí, Rio Grande do Norte e Amazonas.

Por: Isabela Lopes, com informações da Ascom/PF
Mais sobre: