Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia acusa vereador de liderar onda de invasões a terrenos em Castelo

Somente nesta terça-feira, seis áreas foram ocupadas e delegado acredita que haja motivação política.

09/03/2016 11:41

A delegacia de Castelo do Piauí tem registrado uma onda de invasões a terrenos nos últimos dias. Somente nesta terça-feira (08), seis áreas foram ocupadas. A polícia acredita que haja motivação política e acusa o vereador Raimundo Nonato da Silva Mineiro (PSB) de ser o líder das ações.

Ontem, o delegado Renato Pinheiro instaurou inquérito para investigar a possível existência de associação criminosa, esbulho possessório e incitação à violência. Ele informa que foram recebidos áudios de aplicativo de celular, supostamente enviados por Raimundo Nonato. “Ele estaria incitando as pessoas a fazerem as invasões. Estamos enviando esse material para ser periciado”, conta o delegado.

No início, a preferência seria pelos terrenos no entorno do local onde será construído o aeroporto no município, depois o alvo passou a ser o Clube Castelense e, atualmente, as invasões estariam generalizadas por toda a cidade.

Terrenos que já foram invadidos pelo grupo do vereador, estão sendo novamente ocupados por adversários políticos dele, segundo o delegado. “O objetivo pode ser a grilagem de terras, mas também percebemos o cunho político. O vereador é da oposição e estaria tentando dificultar a reeleição do atual prefeito”, sugere o delegado Renato.

Mais de 30 pessoas estariam participando das invasões, entre elas famílias que realmente precisam de terras. Mas a polícia também identificou a presença de aproveitadores, aliados políticos e cabos eleitorais do vereador. Pelo menos 12 pessoas estão sendo intimadas a depor.

Nesta quarta-feira (09) haverá uma operação conjunta da Polícia Civil com a Polícia Militar para retirar as pessoas dos terrenos invadidos. O objetivo é impedir o acirramento do conflito agrário da região.

Ao PortalODIA, o vereador Raimundinho Mineiro alegou que defende a permanência das famílias nos terrenos e é a favor do retorno do terreno do Clube Castelense para o poder público, mas negou ter participação na onda de invasões. “Há 95 anos as terras em Castelo são invadidas”, disse o vereador. Ele acredita que esteja sendo perseguido devido às denúncias que já fez contra a atual administração municipal. “Eu luto pelo povo”, justifica Raimundinho.

Por: Nayara Felizardo
Mais sobre: