Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia investiga venda de medicamento falso a hospital no Piauí

Empresa de São Paulo vendeu o produto adulterado a mais cinco estados. Em Goiás, polícia investiga quatro mortes de pacientes que usaram o medicamento.

17/03/2020 08:38

Foi deflagrada nas primeiras horas desta terça-feira (17) pela Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR) uma ação para investigar a venda de medicamento falsificado para tratamento de câncer a um hospital piauiense. A operação denominada de Sanitatem está ocorrendo nas cidades de São Paulo, São Caetano do Sul e Cotia (todas no Estado de São Paulo) visando o cumprimento de cinco mandados de prisão temporária e dez mandados de busca e apreensão contra empresários, colaboradores e empresas do ramo de medicamentos. Cinco pessoas residentes em São Paulo foram presas. 

A investigação começou justamente a partir da denúncia de que um hospital aqui do Piauí teria recebido medicamento falsificado para tratar um paciente com câncer. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, os médicos perceberam que a droga administrada apresentava características e coloração diferentes da usual.


Foto: Divulgação/SSP

O hospital imediatamente suspendeu o uso da medicação e comunicou o fato à Polícia Civil do Estado. Com o avanço das investigações, a polícia constatou que essa mesma empresa, sediada em São Paulo, já havia também comercializado a mesma medicação oncológica falsificada para hospitais e clínicas dos Estados de Goiás, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e outros,

Ainda segundo a SSP, em Goiás, os policiais investigam quatro mortes de pacientes que teriam usado a medicação vendida pela empresa. 

O nome da operação

A Operação Sanitatem recebeu esse nome porque o termo significa “cura, limpeza, bem estar e purificação”, em latim.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações da SSP-PI
Mais sobre: