Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia prende acusados de tentativa de feminicídio na zona Sudeste de THE

Operação Vênus foi deflagrada nas primeiras horas desta quarta-feira (13) e resultou no cumprimento de dois mandados.

13/03/2019 07:55

Duas pessoas acusadas de tentativa de feminicídio em bairros da zona Sudeste de Teresina foram presas na manhã desta quarta-feira (13) em cumprimento a mandados pelo Núcleo de Feminicídio da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). Os presos têm 18 e 23 anos e foram identificados como sendo Antônio Josemias de Araújo Silva e Alisson Marley Santos Sousa.

De acordo com a delegada Luana Alves, coordenadora do Núcleo de Feminicídio, o primeiro crime aconteceu em 23 de janeiro, quando Antônio Josemias tentou tirar a vida da ex-companheira, Keurilane de Nascimento, com um tiro em uma residência localizada na Vila da Guia. A tentativa de feminicídio foi praticada com uma arma de fabricação caseira. O projétil disparado atingiu Keurilane de raspão nas costas.

“Cansada das agressões, ela pediu o divórcio e quando o oficial de justiça foi intimar o Josemias, ele se descontrolou e atentou contra a vida dela. Ele foi atrás dela e efetuou um disparo em sua direção, mas, por sorte, não foi um tiro fatal. A deixou apenas lesionada. Imediatamente nós representamos pela prisão preventiva dele, porque sabíamos que o Josenias já tinha histórico de crimes na região”, relatou a delegada Luana. Mesmo depois de saber que a Polícia Militar havia sido acionada, ele continuou a ameaçar a vítima.

Além de Josemias, também foi detido nesta manhã, no Parque Itararé, Alisson Marley Santos Sousa, que tentou tirar a vida da ex-mulher no último dia 23 de fevereiro . A delegada Luana explica que a vítima, identificada como Genice Pereira da Silva, pôs um fim no relacionamento por não aguentar mais as agressões físicas e psicológicas que sofria. Alisson, então, invadiu a residência dela e tentou atirar três vezes contra sua cabeça, no entanto o revólver não funcionou.


Delegada Luana Alves, coordenadora do Núcleo de Feminicídio (Foto: Jailson Soares / O DIA)

“Ele, então, desferiu várias coronhadas na vítima com a arma e só não concretizou o crime porque os vizinhos ouviram e correram ao socorro dela. A mulher conseguiu fugir e ele foi autuado. Assim como no caso do Antônio Josenias, nós representamos por sua prisão preventiva dado ao histórico violento que ele possuía”, discorreu Luana Alves.

Os dois foram presos e encaminhados para o sistema carcerário. As prisões, segundo a delegada, são uma resposta da polícia aos altos índices de violência contra a mulher que o Piauí vem registrando neste começo de ano. De acordo com ela, houve uma inversão no padrão observado para esta tipificação criminal em relação ao ano passado.

“Em 2018, a maioria dos casos se concentrou em Teresina, mas este ano, vemos que o interior tem tido quase um caso de feminicídios por semana. É com base nisso que estamos direcionando nossas ações, no sentido de diminuir estes índices e garantir para estas mulheres o direito de viver em paz, porque sabemos que se trata de uma tipificação criminal em que enquanto o agressor estiver solto, elas têm sua vida em risco”, conclui Luana Alves.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: