Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeito de Itaueira se entrega à polícia e vai para prisão domiciliar

O prefeito Quirino Avelino teve um mandado de prisão preventiva expedido contra ele no último dia 22, pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).

28/09/2020 16:26

O prefeito afastado do município de Itaueira, Quirino Avelino, de 79 anos, se entregou à polícia nesta segunda-feira (28) e irá cumprir prisão domiciliar, com monitoramento através de tornozeleira eletrônica. O prefeito teve um mandado de prisão preventiva expedido contra ele no último dia 22, pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), por suspeita de liderar uma organização criminosa responsável por fraudar licitações e desviar recursos públicos em Itaueira.


Leia mais:

Segundo informações divulgadas pela assessoria do prefeito, o mesmo sofre de problemas cardiológicos e passa por um tratamento contra o câncer. Devido às condições de saúde, Quirino Avelina teve agravamento no seu quadro e foi internado por 4 dias.

Foto: Divulgação/MPPI

A defesa pontua que o prefeito se apresentou voluntariamente à Justiça, e também se encontra afastado do cargo. "Considerando oportuno que terá mais tempo para cuidar de sua saúde e mais importante, demonstrar sua inocência, uma vez que tem plena consciência que não praticou nenhum ato atentatório aos interesses do Município, o que certamente comprovará em sua defesa", disse em nota.

Quirino Avelino é apontado pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado), do Ministério Público, como o principal suspeito de liderar uma organização criminosa que atua para fraudar licitações e desviar dinheiro público por meio da compra irregular de ambulância e de fraudes no serviço de transporte escolar do município.

Operação Perpetuatio

A ação, batizada de Operação Perpetuatio, investiga três atos ilícitos específicos praticados no âmbito da Prefeitura do Município: aquisição fraudulenta de uma ambulância para a Secretaria Municipal de Saúde, irregularidade na execução de obras públicas, inclusive pavimentação de vias; e a não prestação adequada e fraudes cometidas no serviço de transporte escolar do município.

Confira a nota do prefeito Quirino Avelino na íntegra:

Devido às condições de saúde, por sofrer de problemas cardiológicos e passar por um tratamento contra o câncer, o prefeito Quirino Avelino teve agravamento no seu quadro de saúde, tendo sido internado por 4 dias. 

Cumprindo determinação judicial, o Prefeito  se apresentou voluntariamente à Justiça, e também se encontra afastado do cargo, considerando oportuno que terá mais tempo para cuidar de sua saúde e mais importante, demonstrar sua inocência, uma vez que tem plena consciência que não praticou nenhum ato atentatório aos interesses do Município, o que certamente comprovará em sua defesa. 

Neste momento encontra-se detido em seu domicílio, sereno, com o firme propósito de colaborar com as investigações e atender a todas as determinações judiciais, certo de que tudo será devidamente esclarecido e sua inocência devidamente comprovada, ciente de que não praticou nenhum ato que possa resultar em uma condenação.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: