Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Secretário não descarta ação de organização criminosa em incêndios

Após reunião com órgão da segurança, Polícia Militar fará revistas e vistorias nos terminais de passageiro e nas garagens das empresas.

11/03/2019 07:45

Os ataques a ônibus do transporte público de Teresina ocorridos nos últimos dias estão preocupando as autoridades da segurança do Estado e do Município. Os órgãos se reuniram neste final de semana para discutir estratégias de investigação e combate a este tipo de crime, após ouvirem um adolescente que foi apreendido pela Polícia Militar, suspeito de envolvimento nos incêndios aos veículos.

De acordo com o secretário de Segurança Pública Estadual, coronel Rubens Pereira, nenhuma hipótese é descartada e isso inclui a possível relação dos ataques com ações coordenadas de facções criminosas que estariam agindo no Piauí. “Nosso estado não é isolado do restante do país e nós sabemos que o Brasil, como um todo, tem convivido com essas organizações criminosas. Aqui não seria diferente, mas estamos trabalhando para conectar todas as informações e apresentar uma resposta à sociedade sobre o que tem acontecido”, disse o secretário.


O secretário de Segurança, coronel Rubens Pereira - Foto: Arquivo O Dia

Participaram da reunião deste final de semana representantes do Ministério Público Estadual, o delegado geral de Polícia Civil do Piauí, Lucci Keiiko, e representantes do Comando de Policiamento da PM e Comando de Policiamento Ostensivo da Capital. Além da investigação que está sendo conduzida pelo Greco (Grupo de Repressão ao Crime Organizado) e pelos Distritos Policiais da Capital, a primeira ação ostensiva a ser adotada para reforçar a segurança dos passageiros é a realização de revistas e vistoria nos terminais de ônibus, sobretudo nos da zona Sul, onde concentraram os ataques.

De acordo com o coronel Márcio Oliveira, comandante de policiamento da Capital, são ações que podem incomodar a população em um primeiro momento, mas que são necessárias. “O policiamento no entorno das garagens também será reforçado, enquanto é feito o trabalho de inteligência para se chegar aos responsáveis por isso”, pontuou o coronel da PM.


Coronel Márcio Oliveira, comandante de policiamento da Capital - Foto: Assis Fernandes/O Dia

Polícia disponibiliza número para denúncias

A Secretaria de Segurança Pública divulgou o número de WhatsApp (86) 99978-0749 para que as pessoas possam fazer denúncias diretamente ao Greco sobre crimes de várias naturezas, incluindo informações a respeito de ataques a ônibus em Teresina. O órgão reiterou que será mantido absoluto sigilo da identidade de quem denunciar. O canal ficará disponível 24 horas.

Entenda

Na semana passada, pelo menos três ônibus do transporte coletivo de Teresina foram incendiados em ações criminosas que, segundo a polícia, estariam sendo premeditadas. O primeiro ataque ocorreu na quinta-feira à noite, em um ônibus da empresa Transcol que fazia linha para o Residencial Betinho. No dia seguinte, sexta-feira (08), foi a vez de outro ônibus da mesma empresa ser incendiado, desta vez um que fazia linha para o Residencial Mário Covas. Na madrugada do sábado também foi registrado outro ataque a ônibus que também está sendo alvo de investigação.

Neste domingo, a Secretaria de Segurança anunciou a apreensão de um adolescente de 17 anos, identificado pelas iniciais W.M.C.G, no povoado Cerâmica Cil. O menor é suspeito de ter ligação com os ataques a ônibus ocorridos na Capital. Ele foi ouvido pelas autoridades policiais e vários pontos de seu depoimento estão sendo analisados pela Inteligência da Secretaria de Segurança.

“Ainda é cedo para apontarmos responsáveis, mas estamos investigando e as falas dele em depoimento precisam ser confirmadas. Precisamos conectar as informações e agregar a outras investigações que estamos fazendo, mas não descartamos nenhuma hipótese e todas elas estão sendo analisadas”, finalizou o secretário Rubens Pereira.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: