Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sistema carcerário registra terceira tentativa fuga em menos de uma semana

Desta vez, presos da Penitenciária Mista de Parnaíba tentaram fugir pelo teto da ala após serrarem as grades da cela.

15/02/2018 09:41

O sistema penitenciário do Piauí registrou sua terceira tentativa de fuga em menos de uma semana. Após presos tentarem escapar da Casa de Custódia por um túnel , e 25 detentos da Penitenciária de Bom Jesus terem sido flagrados por agentes ao sair da unidade, foi a vez da Penitenciária Mista de Parnaíba ter momentos de agitação entre os internos.

Na madrugada desta quinta-feira (15), dois presos serraram a grade da cela onde estavam e tentaram escapar pelo teto da ala, quando foram interceptados pelos agentes penitenciários de plantão.  "Eles conseguiram romper as barras de ferro, que já estão bastante deterioradas pela ferrugem, subiram no teto, fizeram um buraco na tela e quando já estavam na parte de cima, foram vistos pelos agentes plantonistas, que impediram a fuga", relata Kleiton Holanda, vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi).

Segundo a entidade, a Penitenciária Mista de Parnaíba tem capacidade para 157 detentos e atualmente abriga 450. Soma-se à superlotação, o fato de que a estrutura do presídio ter sido reaproveitada da construção de um mercado. É o que informa o vice-presidente do Sindicato: "É um local que não foi planejado para abrigar presos, mas que teve a estrutura adaptada para isso. Quem está embaixo não tinha como ver que havia presos na parte de cima e, por sorte, os agentes conseguiram perceber uma movimentação estranha na área superior", detalha.

Em nota, a Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) informou que a gerênciada Penitenciária de Parnaíbaaumentou a fiscalização por conta da agitação dos presos e que as rondas também foram intensificadas para evitar mais ações por parte dos internos.

ASejus reiterou ainda que esta foi a terceira tentativa de fuga do sistema prisional abortada esta semana, o que reflete "o planejamento organizado juntos aos presídios do Estado no período do Carnaval".

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: