Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vídeo: Incêndio de grandes proporções atinge Santana do Piauí

Fogo chegou a atingir propriedades na comunidade de Lagoa dos Marcelinos. Populares relatam prejuízo.

31/08/2020 17:01

Um incêndio de grandes proporções atingiu, na manhã desta segunda-feira (31), a comunidade de Lagoa dos Marcelinos, no município de Santana do Piauí, a 288 km de Teresina. Segundo informações da Secretaria de Agricultura do município, o fogo chegou a atingir a área de propriedades e a causar prejuízo aos moradores.


Leia também:

Médico com três empregos públicos é alvo de ação do Ministério Público 



Um dos locais atingidos foi a propriedade do secretário de Agricultura de Santana do Piauí, Francisco de Moura Sobrinho, conhecido na região como Neto. Segundo ele, as chamas queimaram os enxames de abelha da sua propriedade, além da pastagem para alimentação do gado, gerando prejuízo de cerca de R$ 10 mil.


"Eu tive o maior prejuízo, queimaram muitos enxames de abelha, atingiu a minha propriedade. Estimo que o prejuízo foi de R$ 10 mil, isso somente na questão da apicultura, fora as forragens do gado. Ficou uma situação bem difícil", lamenta o secretário.

O local do incêndio sofre de queimadas anualmente, devido à baixa vegetação e ao aumento das temperaturas, além da diminuição da umidade. Até o momento, não há informações se a queimada teria sido criminosa.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

O fogo se espalhou por vários hectares de terra e chegou a ameaçar atingir algumas residências, mas foi impedido pelos próprios moradores. Um caminhão pipa da Prefeitura do município chegou a ser enviado ao local para conter as chamas. 

"A gente tentou conter o fogo, mas como a vegetação é rala, o fogo se propaga muito rápido. Se você ficar na frente é sujeito de ter até vitima, porque tem muito vento, ainda destacamos um caminhão pipa, mas não conseguimos conter o fogo", destaca Neto.

A cidade não conta com Corpo de Bombeiros, a guarnição mais próxima fica localizada na cidade de Picos, a 35 km de distância.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: