Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Acusado de homofobia, ministro da Educação cancela visita a Teresina

Na quinta-feira passada (24), o ministro relacionou a homossexualidade a "famílias desajeitadas"

29/09/2020 17:23

O ministro da Educação, pastor Milton Ribeiro, cancelou a visita que faria a Teresina na próxima semana para discutir os resultados da cidade obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Milton está no centro de uma polêmica no governo Bolsonaro. Na quinta-feira passada (24), o ministro relacionou a homossexualidade a "famílias desajeitadas" e manifestou reserva à presença de professores transgêneros, em uma entrevista concedida ao jornal Estado de S. Paulo.

Foto: Jorge William / Agência O Globo

Após repercussão negativa da fala, inclusive, entre parlamentares e do vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, o ministro alegou que sua entrevista foi "interpretada de modo descontextualizado". Ele disse ainda que não pretendeu "discriminar ou incentivar qualquer forma de discriminação em razão de orientação sexual". O Supremo Tribunal Federal (STF) deve apurar se o ministro cometeu crime de homofobia.

A visita dele a Teresina era encarada como um ‘empurrão’ à pré-candidatura de Kleber Montezuma à prefeitura. Desde que as notas foram divulgadas, o prefeito Firmino Filho comemora os bons índices conquistados  no IDEB através da educação.


O cancelamento da visita se deve a agenda do ministro, conforme o senador Ciro Nogueira.

Por: Jorge Machado, do Jornal O Dia
Mais sobre: