Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Alepi realiza hoje audiência pública e pode votar reforma

O governo tem pressa na aprovação da matéria e enfrenta resistências de servidores

11/12/2019 08:05

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realiza nesta manhã (11) uma audiência pública para discutir a PEC 03/2019 que dispõe sobre mudanças no Regime Próprio de Previdência Social do Estado. O requerimento foi aprovado na última terça (10) na comissão de Constituição e Justiça (CCJ), após acordo entre os parlamentares governistas e de oposição.


Leia também: 

Justiça suspende regime urgência da reforma da previdência na Alepi 

Reforma: Alepi recorre de decisão que suspende regime de urgência 

Mudanças na previdência trazem uma série de pontos que geram conflitos 

Mudanças devem atingir até 90 mil servidores, entre ativos e inativos 

Governo: reforma não causa grandes impactos ao funcionalismo público 

Previdência: categorias decidem sobre greve geral contra a reforma 


“Acho que isso era o intuito não só do governo, mas também da oposição, de tornar essa proposta mais transparente possível, porque ela é uma adequação ao que foi aprovado no Congresso Nacional”, explicou Júlio Arcoverde, presidente do colegiado.

O pedido de audiência, que deve reunir parlamentares e representantes das categorias do serviço público estadual, é de autoria dos deputados Gustavo Neiva (PSB), líder da oposição, e Teresa Britto (PV). O documento foi aprovado por unanimidade no colegiado.


Foto: O Dia

Para Teresa Britto, o ideal é que toda essa discussão em torno da medida só ocorresse no próximo ano. “Vamos discutir com os representantes das entidades a modalidade dessa audiência pública, pois estão querendo limitar o número de pessoas, as falas e vários pontos”, disse.

O requerimento foi subscrito pelo deputado Francisco Limma (PT), líder do governo na Alepi. “A audiência é para se ouvir as partes, fazer as negociações e os entendimentos, para o relator a partir disso acatar ou não as emendas sugeridas”, pontuou.

Por: Breno Cavalcante, do Jornal O Dia
Mais sobre: