Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Aplicativos e plataformas visam deixar eleitor informado sobre escolha de voto

Iniciativas pretendem mostrar ao eleitor como se proteger de investidas falsas e para que ele escolha seu representante de forma consciente.

15/09/2018 08:23

A última pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha mostra que, apesar da redução no número de eleitores que pretendem dar voto branco ou nulo (22%) ou ainda seguem indecisos (7%), há um cenário muito grande a ser explorado pelos políticos que concorrem a cargos eletivos nesta eleição. Dentro deste contexto, uma série de iniciativas institucionais e independentes pretende mostrar ao eleitor como se proteger de investidas falsas e para que ele escolha seu representante de forma consciente. Nesta edição, o Jornal O DIA destaca algumas destas possibilidades.

As eleições de 2018 já são consideradas como a mais impactada pela internet. Muito tem colaborado para esse cenário, como o financiamento de campanha reduzido e pouco tempo de televisão para a maioria dos candidatos. É por isso que, enquanto nas redes socais e plataformas de internet os políticos tentam se prospectar, é também neste meio que surgem iniciativas como o aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral.

O Pardal pode ser utilizado para noticiar diversos tipos de infrações eleitorais, como as relativas à propaganda eleitoral, compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e doações e gastos eleitorais. Mas o dispositivo não é o único.

Usando informações coletadas no próprio TSE e em outros tribunais, o “Detector de Ficha de Político” é outra novidade desta eleição. Lançado em abril, para os sistemas operacionais iOS e Android, o aplicativo gratuito para celular e tablet já foi baixado cerca de 1 milhão de vezes. A ferramenta faz a identificação dos políticos por meio de reconhecimento facial e “pinta” a imagem de roxo em caso de problema na Justiça.

Criado pelo serviço digital de proteção ao consumidor Reclame Aqui, o aplicativo deriva do projeto Vigie Aqui, que nasceu há um ano e meio com o lançamento de um plug in para o Chrome, que funciona como o aplicativo: evidencia em roxo o nome dos políticos e abre uma caixa com as informações sobre os processos. E ainda permite compartilhar os dados no Facebook.

Outras iniciativas já consagradas também podem ser usadas pelo eleitor. É o caso do Portal da Transparência do Governo Federal, que pode parecer complicado à primeira vista, mas na verdade, algumas informações são fáceis de serem encontradas, e o melhor, direto da fonte, sem interpretações.

Na primeira página, já é possível encontrar o menu de gastos e transferências do governo. Basta selecionar o ano de interesse e como deseja visualizar os gastos, se organizados por estado, programa, ação ou favorecidos. Após experimentar algumas opções, o usuário se familiariza. O Portal concentra todos os dados abertos do Governo Federal. Em caso de políticos que disputam a reeleição, a plataforma é uma ótima fonte de informação.

Atenção

Apesar de contribuir para uma maior consciência política da população, os recursos enfrentam limitações, como o fato de não alcançarem toda população: segundo o IBGE, cerca de 40% da população não tem acesso à internet, além de poderem divulgar informações erradas ou incompletas que podem prejudicar candidato e eleitor.

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí contribui para informação do eleitor

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) atua em diferentes frentes para garantir a efetividade do pleito eleitoral deste ano. Entre as muitas ações, a instituição contribui para a informação e alerta de consciência eleitoral dos votantes que participarão das eleições deste ano.

O serviço Disque Eleições 2018, por exemplo, é um dos que o eleitor pode ter fácil acesso. A linha de acesso visa disponibilizar, de forma rápida e objetiva através de ligação gratuita, informações acerca do processo eleitoral de 2018.

O serviço funciona nos dias úteis, das 8h às 19h, pelo telefone 0800 007 9797. O atendimento pode ser feito também através do e-mail [email protected] ou presencialmente por meio da consulta direta a um dos atendentes, na sala do Disque Eleições, no prédio antigo do TRE-PI, situado na Praça Desembargador Edgard Nogueira, S/N.

“O TRE não criou nenhum aplicativo e plataforma para a eleição, mas usa a base desenvolvida e distribuída pelo TSE, como o Pardal e o DivulgaCand. Nosso serviço ofertado é através do Disque Eleições, onde a população pode se informar e retirar as dúvidas relativas ao processo eleitoral”, explica o coordenador de Jurisprudência e Documentação (COJURD), João José Rodrigues.


João José Rodrigues revela que alguns eleitores ligam para o Tribunal apenas para desabafar sobre o cenário político atual (Foto: Jailson Soares/O Dia)

O Disque Eleições funciona aos sábados, domingos e feriados somente na véspera do fim do prazo de registro de candidaturas e na véspera do dia da eleição e, caso haja segundo turno, o serviço se estenderá até o dia 30 de outubro. “Também temos recebido muitos desabafos; às vezes, as pessoas não ligam para tirar a dúvida de algo, mas só para se mostrar indignada com esse cenário da política”, relata.

Além disso, o coordenador ressalta que não só o eleitorado pode acessar serviços e dispositivos que possibilitem um maior esclarecimento na hora de escolher ir à urna, mas o próprio Tribunal se utiliza de recursos tecnológicos para garantir maior efetividade do pleito.

“O uso da tecnologia é realmente um caminho sem volta. Temos usado o whatsapp e estado em rede com os Tribunais de todo o país. Além disso, a convocação de mesários para treinamentos também temos utilizado o dispositivo. Daqui para frente, as plataformas só melhorarão”, considera.

Por: Glenda Uchôa - Jornal O Dia
Mais sobre: