Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após reunião com Wellington, Evaldo Gomes diz que 'chapinha' é inegociável

Deputado estadual diz que PTC até aceitaria compor uma chapa mais ampla na disputa pela Câmara Federal, mas para a Assembleia a sigla não aceita coligar com legendas maiores.

20/07/2018 17:48

O deputado estadual Evaldo Gomes, presidente do diretório estadual do PTC, ficou satisfeito com o que ouviu do governador Wellington Dias durante reunião realizada na noite de quinta-feira (19), da qual também participaram outros integrantes da sigla, e que teve como uma das pautas a decisão do partido de formar uma coligação menor, apenas com partidos pequenos, para disputar a Assembleia Legislativa do Piauí.


O deputado Evaldo Gomes, presidente do PTC (Foto: Jailson Soares / O DIA)


A decisão do PTC vem sendo anunciada há meses, e contraria uma das exigências impostas pelo MDB ao governador petista, de lançar o chamado "chapão" para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa, ou seja, reunir todos os partidos da base governista numa coligação só.

Evaldo Gomes avalia que esta configuração prejudicaria o PTC e outras siglas menores na disputa pelas 30 vagas na Assembleia Legislativa. Por esta razão, ele afirma que a "chapinha" é inegociável na eleição proporcional para a Alepi. 

Por outro lado, na eleição para a Câmara o partido está disposto a negociar uma coligação mais ampla, com partidos emergentes e até com legendas maiores, inclusive com o MDB.

"O PTC pode ir até sozinho para deputado estadual. Na eleição para federal é que nós estamos trabalhando para construir uma chapa formada por partidos emergentes, para que a gente possa não só eleger deputados federais, mas também para que todos os partidos possam sair da cláusula de barreira", afirma.

A meta do PTC no Piauí é eleger pelo menos três deputados estaduais e um federal no pleito deste ano.

Deputado evita opinar sobre majoritária com Marcelo, mas diz que tem 'simpatia' por Themístocles

Questionado sobre a formatação da chapa majoritária do Governo tendo a senadora Regina Sousa (PT) como candidata a vice e o deputado federal Marcelo Castro disputando o Senado, Evaldo Gomes disse que preferia "não fazer juízo de valor", mas afirmou que tem "simpatia" pelo nome de Themístocles Filho na chapa.

"Eu tenho simpatia pelo deputado Themístocles, mas a definição tem que ser do governador, porque os próprios partidos deram essa decisão para o governador. Então, ele tomou a decisão e eu respeito. Não tenho como fazer juízo de valor acerca da chapa majoritária. O PTC tem uma estratégia, de lançar chapas fortes para estadual e federal, e lançar um candidato a senador, que é o Dr. Marcos Vinícius", pontua Gomes.

O deputado considera que a candidatura avulsa ao Senado de Marcos Vinícius (PTC), ex-prefeito de Novo Oriente, atende a um anseio de "renovação" do povo. Ainda assim, Evaldo reconhece que o partido pode desistir de lançar o nome para a disputa majoritária.

Convenção do PTC

O PTC vai realizar sua convenção estadual no dia 29 de julho, um domingo, a partir das 8 horas, num centro de convenções localizado na zona leste da capital.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: