Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Alepi aprova viagem de Wellington Dias para o Vaticano

chefe do executivo piauiense vai participar da 1ª Cúpula de Governadores da Pan-Amazônia, representando os governadores da região Nordeste.

23/10/2019 07:11

A Assembleia Legislativa aprovou nessa terça-feira (22) a autorização ao governador Wellington Dias para se ausentar do país, no período de 25 a 30 de outubro. O chefe do executivo piauiense vai participar da 1ª Cúpula de Governadores da Pan-Amazônia, no Vaticano, representando os governadores da região nordeste. 


Leia também: Governadores do Nordeste lançam Consórcio Interestadual de Desenvolvimento


De acordo com o líder do governo na Assembleia, deputado Francisco Limma (PT), a presença de Wellington Dias no encontro é uma forma de posicionar o Piauí e o nordeste nas discussões a respeito das políticas ambientais que foram iniciadas nos últimos dias pela cúpula da igreja Católica, no Vaticano

“É um evento importante, convocado pela cúpula da Igreja Católica, e que vai versar sobre os desdobramentos das orientações do sínodo da Amazônia . Então, é muito importante a presença do governador Wellington Dias durante esse encontro”, ressaltou Limma(PT). 

O deputado João Madison (MDB), relator do pedido de autorização na CCJ, também avalia positivamente a ida do governador ao Vaticano. Para ele, o encontro é uma oportunidade de mostrar ao mundo que as políticas ambientais no Brasil estão sendo aplicadas de maneira correta. “É um problema que está sendo discutido, onde os grandes países criaram uma celeuma de que nós não estamos querendo proteger a Amazônia”, disse Madison. 


Foto: Assis Fernandes/O Dia

Além de Wellington Dias (PT), o governador do Amazonas, Wilson Lima(PSC), e outras autoridades e lideranças ligadas ao setor ambiental também devem participar da  1ª Cúpula de Governadores da Pan-Amazônia, no Vaticano.

Agenda internacional 

A ida ao Vaticano é a quarta viagem internacional do governador Wellington Dias, apenas no ano de 2019. Em janeiro, o governador foi a Israel, em viagem particular; em março, o chefe do executivo foi aos Estados Unidos, também em viagem particular. Já no mês de agosto, Wellington cumpriu agenda na China, onde participou de encontros com empresários e investidores. 


Teresa Britto questiona presença de Wellington em encontro sobre a região amazônica 

A ida do governador ao Vaticano para tratar de questões ligadas ao setor ambiental foi questionada pelo deputa estadual Teresa Britto (PV). Apesar de possuir uma forte ligação com o setor e reconhecer a importância das discussões que serão travadas durante o encontro promovido pela cúpula da igreja, a parlamentar questionou a necessidade da presença de Wellington Dias. 

“Espero que ele faça uma boa representação, levando propostas que possam incluir o estado do Piauí, embora aqui nós não façamos parte da Amazônia. É muito importante a questão da Amazônia, precisamos preservar, precisamos cuidar, mas o estado do Piauí não está inserido nessa questão da Amazônia, e aqui no Piauí temos muitos problemas para discutir internamente”, disse Teresa. 

A parlamentar também fez duras criticas a política ambiental adotada pelo governo do Piauí, que segundo ela ainda não tem mostrado resultados efetivos. “Não estou vendo ações efetivas. Colocaram uma secretária que diz que é especialista na área, mas que até agora ainda não mostrou a que veio”, avaliou. 


Por: Natanael Souza, do Jornal O Dia
Mais sobre: