Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Associação dos Procuradores envia lista tríplice ao Governo do Estado

Documento contém os nomes sugeridos ao governador Wellington Dias para que ele escolha quem será o novo Procurador Geral do Estado.

07/11/2018 17:04

A Associação dos Procuradores do Estado do Piauí (APPE) encaminhou nesta quarta-feira (07) ao Governo a lista tríplice contendo os nomes sugeridos para ocuparem o cargo de Procurador Geral do Estado. Dentre eles, o governador Wellington Dias deverá escolher um para assumir a PGE.

Os nomes apresentados foram escolhidos após deliberação em assembleia geral pela APPE e a nomeação pelo Governo acontece de forma livre e independente segundo o estabelecido na Lei Complementar nº 56 de 05 de novembro de 2005. A lista tríplice é, na verdade mais uma sugestão para auxiliar o chefe do Executivo no processo de escolha.

“Respeitamos as capacidades dos colegas e suas condições para exercerem o cargo. As sugestões dadas representam as aspirações da nossa categoria”, destacou a procuradora Lourdes Terto, presidente da APPE.


Os nomes sugeridos são (da esquerda para a direita): Francisco Batisa, Plínio Clerton e Lourdes Terto (Foto: APPE)

Os nomes apresentados na lista tríplice da Associação são os de Francisco Diego Moreira Batista, que foi nomeado procurador em 2005 e atualmente é consultor chefe da Secretaria Estadual de Educação; Plíno Clerton Filho, que é o atual procurador-geral do Estado, tendo sido nomeado procurador em 1991; e Maria de Lourdes Melo Terto Madeira, a atual presidente da APPE, integrante dos quadros da PGE desde 1991 e diretora da Associação Nacional de Procuradores do Estado (Anape).

Vale ressaltar que a lista tríplice é considerada uma ferramenta democrática adotada, inclusive, em outras esferas de poder. O sistema já foi acatado para os cargos de Procurador Geral da República, Ministro do STF e nos Tribunais Regionais Eleitorais.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: