Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Átila Lira diz que é preciso pressionar os governos para se ter a vacina o quanto antes

O deputado federal cobrou mais agilidade das autoridades públicas para que a imunização dos brasileiros comece mais rápido.

09/12/2020 10:07

Em meio aos impasses envolvendo a aquisição de uma vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) e a definição de um plano de imunização, o deputado federal Átila Lira (Progressistas) cobra mais agilidade das autoridades públicas para que a imunização dos brasileiros comece o mais rápido possível. 

Leia também: Covid: Firmino Filho negocia repasse da Coronavac para Teresina

“Já estamos a um tempo muito longo da pandemia. Todo mundo sofrendo, perdendo entes queridos e preocupados ainda com o Covid-19. As recomendações de saúde a população está seguindo, os governos estão liderando, agora precisamos urgentemente da vacinação”, enfatizou o parlamentar.

Ontem (8), governadores se reuniram com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que garantiu a compra de doses imunizantes das mais variadas fornecedoras. Na ocasião, Wellington Dias também defendeu que a vacinação no país aconteça de forma simultânea em todos os estados da federação.


Foto: O Dia

Apesar disso, o início de uma campanha nacional de imunização contra o coronavírus só deve começar após o registro das eventuais vacinas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), trâmite que, segundo o ministro, pode demorar até 60 dias para ser concluído. 

Leia também: Covid-19: Wellington defende que todos os estados vacinem ao mesmo tempo


Para Lira, coordenador da bancada piauiense no Congresso Nacional, é preciso mobilização das autoridades públicas, lideranças políticas e da população quanto a vacinação imediata, como já ocorre em outros países, a ser coordenada pelo Governo Federal com o auxílio de governadores e gestores municipais.

“Esse é o momento que precisamos pressionar os governos no sentido de termos a vacina o quanto antes, para toda a população. O mundo inteiro já está vacinando, e temos que no Brasil também iniciar essa vacinação. Temos um plano mas temos que começar no máximo no final de janeiro e começo de fevereiro”, concluiu o piauiense.

Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: