Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Bancada federal vai à Assembleia Legislativa para discutir litígio de terras

Os três senadores e grande parte dos deputados federais confirmaram presença no encontro que envolve discussões sobre o PI e CE.

21/10/2019 07:00

Os membros da bancada federal do Piauí vão estar na Assembleia Legislativa na manhã desta segunda-feira (21) para participar das discussões a respeito do litígio de terras envolvendo os estados do Piauí e Ceará. O encontro acontece no Salão Nobre Francisca Trindade, e deve reunir os três senadores e boa parte dos deputados federais do estado. 


Leia também: Litígio entre Piauí e Ceará aguarda perícia do Exército Brasileiro 


A iniciativa é do deputado estadual Franzé Silva (PT), presidente da Comissão de Estudos Territoriais da Alepi, que nos últimos meses retomou a discussão a respeito do litigio, reunindo documentos, mapas históricos e pesquisas. 

No último mês de setembro, uma audiência pública foi realizada na Alepi com a presença de representantes de diversos órgãos que discutiram o andamento das discussões a respeito do litígio. 


O parlamento estadual tem conduzido os trabalhos em busca de solucionar o impasse quanto a área - Foto: Elias Fontinele/O Dia

O Piauí aguarda a conclusão de uma perícia realizada pelo Exército Brasileiro, que vai determinar com qual dos estados deve ficar o território em disputa. 

Os municípios de Luís Correia, Cocal, Cocal dos Alves, Pedro II, São João da Fronteira, Buriti dos Montes e São Miguel do Tapuio poderão ter os seus territórios ampliados, caso a perícia confirme que a área de litígio pertence ao Piauí.

Por: Natanael Souza, do Jornal O Dia
Mais sobre: