Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Candidato a prefeito de Timon, Jaconias Moraes defende autonomia da saúde municipal

Segundo ele, a pauta da saúde pública deve ser prioridade na sua gestão, caso seja eleito.

05/10/2020 14:25

Em entrevista exclusiva à O Dia TV, canal 23.1, o candidato a prefeito de Timon pelo Partido Social Cristão (PSC), Jaconias Moraes, defendeu a reabertura do hospital municipal de Timon como uma das soluções para os problemas de saúde pública do município. Além disso, o ex-vereador e ex-secretário municipal de planejamento falou sobre as suas propostas nas áreas de segurança pública e geração de emprego e renda.


Leia também:

Segundo ele, a pauta da saúde pública deve ser prioridade na sua gestão, caso seja eleito, já que a população do município precisa se deslocar para outras cidades do Maranhão e para Teresina para obter tratamento médico especializado. “Não justifica não termos um hospital municipal com cirurgia eletiva. Pessoas estão há mais de um ano esperando para fazer uma cirurgia de baixa e média complexidade. Vamos implantar um hospital com várias especialidades médicas, principalmente na área de ortopedia e traumatologia” destaca Jaconias Moraes.

Jaconias Moraes. (Foto Elias Fontenele/O Dia)

Nascido em Timon e morador do município há 53 anos, o candidato denuncia que, mesmo com 57 equipes do Programa de Saúde da Família, cerca de 20 destas equipes não possuem médico para atender a população. De acordo com ele, os pacientes precisam passar a noite na fila da Policlínica do município para conseguir agendar exames. Por isso, Jaconias Moraes defende a criação de um convênio com a cidade de Teresina, para que os médicos que atendem na capital piauiense também tenham incentivo para trabalhar no município vizinho e, assim, zerar a fila de espera para cirurgias eletivas.

Outro ponto destacado pelo candidato a prefeito diz respeito à criação de cursos profissionalizantes para jovens e adultos, com o objetivo de os inserir no mercado de trabalho. Segundo Jaconias Moraes, cerca de 45 mil habitantes de Timon, de um total de 200 mil, estão desocupadas. “Nós estamos dentro de uma crise sanitária e o emprego tem que ser uma prioridade. Em 2021, podemos começar pela profissionalização e pela qualificação dos jovens. Vamos fazer o EJA profissionalizante, queremos ao final de quatro anos, termos profissionalizado 20 mil pessoas”, afirma.

Jaconias Moraes. (Foto Elias Fontenele/O Dia)

Ainda na área da geração de emprego e renda, o candidato do PSC defende ainda a revitalização do parque empresarial de Timon, para atrair o interesse de grandes empresas. “Não se justifica nós termos uma área territorial de quase 100 hectares que está praticamente desativada. Pretendo fazer com que as grandes empresas venham para Timon, mas isso só vai acontecer se tivermos uma mão de obra garantida. Nenhum empresário vai se instalar em Timon e investir sem ter a garantia da mão de obra”, diz.

Já sobre o setor de segurança pública, Jaconias Moraes propõe a criação de um plano conjunto de combate a criminalidade, envolvendo todos os órgãos de segurança, incluindo o setor judiciário, para diminuir os índices de violência em Timon. Além disso, o candidato quer ainda aumentar o efetivo da guarda municipal e adquirir mais armamento para garantir segurança à população.

“Eu acredito muito na minha cidade e, por isso, estou me colocando como uma alternativa de poder para que a gente possa administrar Timon a partir de 2021. Vejo em Timon uma cidade com um potencial enorme e com uma vocação profissional a ser trabalhada. Eu acredito que se trabalhar tudo isso, possa vir melhorar a nossa economia, possamos gerar empregos, gerar renda. Acredito que Timon vai poder arrecadar mais e ter mais recursos para investir na saúde, na segurança pública, no esporte, no lazer e na cultura. Essa é a visão que tenho de cidade”, finaliza.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: