Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cargo de Henrique Pires no governo é ameaçado por acordo com o PR

De acordo com uma nota publicada no Estadão, a Secretaria de Planejamento do Ministério das Cidades será oferecida em troca de voto na reforma da previdência

27/01/2018 11:31

O piauiense Henrique Pires pode perder o cargo de secretário de Saneamento no Ministério das Cidades, vaga que ocupa há quatro meses. Em abril do ano passado ele foi exonerado da presidência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), sendo imediatamente nomeado para o cargo de secretário Nacional de Estruturação do Turismo do Ministério do Turismo, em que ficou por cinco meses até assumir a Secretaria de Saneamento, em setembro.

Resultado de imagem para henrique pires portalodia

Como em outras ocasiões, a exoneração do piauiense estaria relacionada às acomodações políticas do governo de Temer. Em 2016, Pires saiu da Funasa para dar lugar ao PTN. Dessa vez, o cargo seria oferecido ao PR em troca de votos para a reforma da previdência.

De acordo com uma nota publicada no Estadão, os ministros Alexandre Baldy (Cidades) e Carlos Marun (Segov) se reuniram em um jantar na última terça-feira (23) com o representante do PR, o ex-deputado Valdemar Costa Neto. O encontro teria firmado o acordo para a indicação de Márcio Galvão Fonseca no lugar do piauiense.

Ao Portal O DIA, Henrique Pires afirmou que o cargo é do Executivo e que as mudanças podem acontecer sempre que forem necessárias. “A gente não perde porque o cargo não é nosso, é do Governo Federal”, afirmou, acrescentando que não foi comunicado sobre a possível exoneração.

A mudança significa tirar a Secretaria de Saneamento das mãos do MDB. Segundo o Estadão, em troca do cargo, o governo quer a garantia de que o PR dará 27 votos favoráveis à reforma da previdência, dos 37 votos que o partido possui no Congresso.

Por: Nayara Felizardo, com informações do Estadão
Mais sobre: