Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ciro é citado em nova gravação de delatores da JBS

Ricardo Saud diz estar preocupado por achar que não conseguiu obter êxito na gravação de uma conversa com Ciro Nogueira, na qual o senador teria falado em "derrubar" a Operação Lava Jato.

05/09/2017 13:19

O senador Ciro Nogueira, presidente do diretório nacional do Partido Progressista, é citado na nova gravação obtida pela Procuradoria-Geral da República, que contém uma conversa entre Ricardo Saud, ex-diretor da JBS, e o empresário Joesley Batista, um dos donos do grupo JBS.

O senador Ciro Nogueira (Foto: Lia de Paula / Agência Senado)

Ouça abaixo todos os trechos do novo áudio de conversa entre delatores. Os arquivos foram postados pela revista Veja na rede social SoundCloud.

Logo no início do áudio, que tem cerca de quatro horas, Ricardo Saud diz estar preocupado por achar que não conseguiu gravar uma conversa com Ciro Nogueira, na qual o senador teria falado em "derrubar" a Operação Lava Jato, que descobriu um esquema bilionário de desvio de recursos públicos por meio da Petrobras, tendo como principais envolvidos políticos do PMDB, do PT, do PSDB e do PP.

A nova gravação vazada teria sido feita acidentalmente pelos delatores da JBS, sem que eles percebessem que estavam gravando a si próprios.

Por volta de 1min30s do áudio, Ricardo Saud diz que a Odebrecht queria dar 40 milhões para Ciro (sem especificar a moeda). Logo em seguida, o ex-diretor da JBS dá a entender que entregou uma quantia em dinheiro para o senador piauiense, sem mencionar valores.

"Eu falei pra ele: 'Ciro, tenta receber da gente aqui'. A Odebrecht queria dar pra ele 40 milhões lá fora. Fez toda a papelada, a Odebrecht achando que ele ia roubar. Ele não roubou. Ele não aceitou e tal. Não.... Pegou a mala, fui lá, pus. Falei: 'Oh, leva aí a roupa da minha irmã'", relata Ricardo Saud, que foi diretor de Relações Institucionais do grupo J&F, do qual faz parte o frigorífico JBS.

Em 30min50s da gravação, Joesley Batista insinua que o conteúdo da conversa com Ciro Nogueira é avassalador, e que a exposição de apenas um pequeno trecho seria suficiente para provocar estragos imensuráveis no meio político.

É também nessa parte da gravação que o dono da JBS diz que Ciro falou em "derrubar" a Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

"Ricardo, se nós mostrar (sic) só essa partezinha da fita do Ciro, sem as outras putarias. Só a partezinha de que vai derrubar a Lava Jato, que vai votar rapidinho, que vai... Nossa Senhora! Já pensou?", comenta Joesley Batista.

Outro lado

A reportagem do jornal e do portal O DIA passou a manhã desta terça-feira tentando entrar em contato com o senador e com sua assessoria, mas não obteve sucesso.

Áudio em que delator Ricardo Saud fala de suposto encontro com Ciro Nogueira:


Joesley: “A advogada surtou. Disse ‘peraí, calma, o Supremo não’"


Joesley e um problema: como contar as ‘traquinagens’ a Ticiana


Joesley: "Aécio é bandidão"


Em trecho de pura baixaria, Joesley cita até prostituição


Por: Cícero Portela
Mais sobre: