Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: Flávio Nogueira avalia desafios para a educação e saúde no pós-pandemia

Deputado piauiense entende que os serviços públicos precisam de mais atenção por parte do Governo Federal

10/09/2020 09:47

Apesar de não superada e ainda causar diversos problemas ao Brasil, os efeitos da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), sobretudo nas áreas de saúde e educação, ainda serão “sérios gargalos” mesmo quando o país sair da pandemia, é o que avalia o deputado federal Flávio Nogueira (PDT).

Por conta disso, o parlamentar piauiense entende que esses setores precisam de uma atenção especial por parte do Governo Federal. Ele estima, por exemplo, um grande fluxo de alunos migrando de escolas privadas para a rede pública de ensino em decorrência da queda na renda de muitas famílias brasileiras.

Flávio Nogueira (Foto: Arquivo/ODIA)

“Sabemos que existe uma faixa etária de crianças que não vai mais poder, por falta de dinheiro dos seus pais que perderam o emprego ou diminuíram a renda, estarem em colégios particulares. Portanto, vão buscar novas matrículas nas escolas públicas municipais. Isso requer do uma ajuda para as prefeituras poderem receber essas crianças”, argumenta Nogueira.


LEIA TAMBÉM: Defensoria recomenda que planos de saúde não rescindam contratos 

Médico, o deputado também visualiza algo semelhante em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS) que, além de procedimentos cirúrgicos eletivos com demanda reprimida neste momento, deve receber no pós-pandemia um grande volume de atendimento de pessoas que perderam seus convênios particulares.

“Aquilo que era eletivo, hoje é urgência. Por isso a necessidade de resolver não só os casos de cirurgias eletivas, mas também os casos de pessoas que perderam seus planos de saúde, que não são poucas. Vai ser preciso uma atenção do Ministério da Saúde para receber toda essa demanda”, conclui o parlamentar.

Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: