Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Deputado defende proporcionalidade como critério de distribuição de cargos

Para o parlamentar, o Progressistas é o partido que mais cresceu, entre os que fazem parte da base de apoio ao governador.

19/03/2019 18:07

O deputado estadual licenciado, Júlio Arcoverde, presidente estadual do Progressistas, defendeu que o governador Wellington Dias(PT) adote o princípio da proporcionalidade, no momento de definir os espaços na nova estrutura administrativa do estado. Para o parlamentar, que atualmente está no comando da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), o Progressistas é o partido que mais cresceu, entre os que fazem parte da base de apoio ao governador. 

“O que nós estamos defendendo é princípio da proporcionalidade. Acho que se o governador usar esse princípio, automaticamente, vai crescer a nossa participação no governo, com mais secretarias, ou ficando com secretarias mais importantes”, avalia.

Ainda de acordo com Júlio Arcoverde, os membros do Progressistas não estão pressionando o governo pela distribuição dos cargos. “Esperamos o governador, com toda paciência. A gente sabe que ele só quer tratar desse assunto depois da reforma. Dentro do Progressistas está todo mundo tranquilo em relação a isso ,a gente não tem ansiedade em relação a escolha de cargos, Estamos apenas esperando a hora do governador com o Senador Ciro Nogueira, sem estresse, sem ansiedade nenhuma”, destaca. 

Apesar de estar ocupando o cargo de Secretario de Esportes do município de Teresina, Júlio Arcoverde continua frequentando a Assembleia Legislativa diariamente, com objetivo de acompanhar a tramitação das mensagens da reforma administrativa. 

“Vamos apoiar o candidato que o prefeito Firmino escolher”, garante Júlio 

Sobre as eleições municipais de 2020, o presidente estadual do Progressistas, Júlio Arcoverde garante que na capital o partido vai seguir a orientação de  Firmino Filho (PSDB), e apoiar o nome indicado pelo atual prefeito. Apesar disso, ele confirma que os nomes da deputada federal Margarete Coelho, e do ex-secretário municipal de planejamento, Washington Bonfim, são os mais lembrados dentro do Progressistas para uma eventual disputa pelo comando do Palácio da Cidade. 

“Vamos apoiar o candidato que o Prefeito escolher. Se for uma Progressista, como a Margarete, que tem todos os requisitos, muito bem. Se for o Washington, muito bem. Se for um nome do Progressistas, seria muito bom, mas nós temos o compromisso de apoiar o candidato do prefeito”, pontua. 

Além da disputa majoritária, o Progressistas também já deu início a montagem da chapa proporcional. Nas próximas semanas, o partido deve consolidar a filiação da vereadora Graça Amorim, e dos suplentes, Marquinhos Monteiro e  Renato Berger. Além disso,  pelo menos 10 prefeitos de municípios também devem confirmar a filiação ao partido comandado por Ciro Nogueira. 

Por: Natanael Souza
Mais sobre: