Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Deputados novatos cobram fim de divisão entre alto e baixo clero no Plenário

O Piauí possui três deputados nessa situação, Margarete Coelho, Marcos Aurélio Sampaio e Marina Santos, que temem não terem pleitos atendidos pela mesa diretora da casa.

09/01/2019 07:19

Durante a reunião com o presidente da câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ), os deputados novatos, que assumem mandato pela primeira vez em fevereiro, manifestaram preocupação com a divisão entre os chamados alto clero e baixo clero, que ocorre de forma não oficial na casa. O Piauí possui três deputados nessa situação, Margarete Coelho, Marcos Aurélio Sampaio e Marina Santos, que temem não terem pleitos atendidos pela mesa diretora da casa.

“Cabe ao presidente da Câmara pautar as matérias e se ele não privilegia as pautas dos deputados novatos, nós vamos continuar vendo sempre deputados de primeiro e segundo escalão. Deputado de alto claro, deputado de baixo clero. Nossa primeira reivindicação foi no sentido de que ele trabalhe contra essa divisão que não é salutar pela democracia e tradicionalmente é feita na Câmara”, afirmou Margarete Coelho, em entrevista à TV Cidade Verde.

Para Marcos Aurélio Sampaio (MDB), os deputados federais devem ser tratados de forma igualitária, apesar da quantidade de mandatos. “Todo deputado é igual, não deve existir essa divisão. O voto de um deputado novato vale o mesmo tanto que o voto de qualquer outro deputado”, avaliou o parlamentar.

Por: Natanael Sousa
Mais sobre: