Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dia do Reggae é aprovado na Câmara de Teresina e vereador critica: “não muda vida do povo”

A proposição de autoria do vereador Valdemir Virgino estipula o dia 01 de julho como Dia Municipal do Reggae

11/04/2023 13:39

Mesmo com protestos de alguns vereadores e três abstenções, a Câmara Municipal de Teresina aprovou a criação do “Dia Municipal do Reggae” em sessão na manhã de hojeA proposição número 69/2023, de autoria do vereador Valdemir Virgino (sem partido), subscrita pelo líder de governo, Antônio José Lira (Republicanos), se tornou polêmica nos últimos dias pelo momento de embate entre o legislativo e a prefeitura.

A medida foi aprovada com 25 votos favoráveis e três abstenções. Não concordaram com a medida e se abstiveram os vereadores Ismael Silva (PSD), Teresinha Medeiros (UB) e Vinício Marques (PSD).

Contrário a proposição, Vinício Ferreira (PSD) destacou que a iniciativa “não mudará” a realidade dos teresinenses. “Conversando nos bastidores eu disse que a nossa cidade tem muitos problemas que merecem a atenção da nossa casa legislativa, não que o reggae não mereça, mas entendo que o nosso mandato tem pautas mais significativas que precisamos trazer para o plenário. Acompanhar a elaboração de datas comemorativas não é tão significativo para a nossa cidade, eu creio que não vai mudar em nada a realidade dos nossos munícipes”, afirmou.

FOTO: Tarcio Cruz/ O DIA

Dia 1° de julho

De acordo com a matéria o “Dia do Reggae” será comemorado no dia 01 de julho em Teresina. Nacionalmente já existe uma data para celebrar o ritmo, justamente o dia 11 de maio, data da morte do maior ícone do ritmo, o jamaicano Bob Marley. O reggae surgiu na Jamaica, na década de 60 e é baseado no movimento Rastafari. A característica principal do ritmo é a crítica social, envolvendo questões sobre desigualdade, preconceito, fome e outros problemas sociais. A capital brasileira do ritmo é São Luís, no Maranhão.

Mais sobre: