Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dias cobra investimentos e equipamentos prometidos por Bolsonaro

Wellington ressalta que os equipamentos e recursos anunciados pelo presidente ainda não chegaram.

30/03/2020 08:21

Após a confirmação da primeira morte causada pelo novo coronavírus (Covid-19) no Piauí, no último sábado (28), o governador  Wellington Dias (PT), em entrevista à Folha de São Paulo, afirmou que ainda aguarda um posicionamento do Governo Federal quanto às promessas de auxilio financeiro aos estados e municípios para o enfrentamento da pandemia, anunciados recentemente pelo presidente Jair Bolsonaro.

"O problema mais grave é que quase não chegaram as coisas anunciadas. Nem para estados, nem municípios", reclamou Dias. "Tive que contratar pessoal extra, comprar EPI (equipamento de proteção individual), ter mais UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e sala de estabilização, tudo isso por R$ 65 milhões. Esses bilhões que estão falando não estão chegando", apontou o governador, fazendo referência aos R$ 85,8 bilhões prometidos pelo governo federal para o combate à crise gerada pela pandemia.


O governador criticou falta de apoio efetivo do governo federal - Foto: Assis Fernandes/O Dia

"O que chegou de material foi a conta-gotas. O EPI, eu comprei com antecedência, porque, se esperasse do Ministério [da Saúde], estaríamos em situação gravíssima. E precisamos dos respiradores. Não se faz uma política de segurança para coronavírus sem respirador", argumentou o governador ao jornal paulista. 

Segundo informações dadas pelo chefe do executivo piauiense ao veículo de comunicação nacional, o estado conta hoje com aproximadamente 210 leitos de UTI para combater o novo coronavírus,embora afirme que o ideal é conseguir criar pelo menos mais 240. 

Além da primeira vitima fatal por Covid-19, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) contabilizava, até a tarde deste domingo (29), 11 pessoas infectadas pela doença, além de outros 176 pacientes monitorados. 

Por: Breno Cavalcante, do Jornal O Dia
Mais sobre: