Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dr. Pessoa elenca principais desafios para sua gestão em discurso de posse

O novo prefeito de Teresina ainda fez críticas a gestão do seu antecessor, Firmino Filho

01/01/2021 10:37

Após a solenidade de sua posse como novo prefeito de Teresina, realizada nesta sexta-feira (1) pela Câmara Municipal em sessão virtual, Dr. Pessoa (MDB) fez o seu primeiro pronunciamento aos vereadores, secretariado e população que acompanhava a transmissão em suas redes sociais. Emocionado, agradeceu a transmissão do cargo, feito pelo seu antecessor no cargo, Firmino Filho (PSDB), e garantiu que a sua gestão respeitará os princípios constitucionais.

(Foto: Rômulo Piauilino/Semcom)

“Dou graças a Deus pelo dom da vida e por cumprir mais uma missão de ser prefeito de Teresina. Em uma gestão pública devemos ter conhecimento dos princípios constitucionais e das leis que irão orientar as ações administrativas. Outra coisa é escolher bem as pessoas que vão ajudar nessa missão, que são os secretários e auxiliares, e que eles tenham competência e conhecimento gerais e específicos. Além disso, dos órgãos que vão conduzir de forma harmônica essa cidade sempre ouvindo o povo”, declarou. 

(Foto: Rômulo Piauilino/Semcom)

O novo gestor municipal ressaltou ainda os seis eixos que nortearam a nova administração pública da capital piauiense, sendo elas a sustentabilidade, educação, segurança, saúde, esporte, emprego e geração de renda. O prefeito também pontuou que a expectativa é de um momento difícil administrativamente, ainda por conta da crise econômica e as consequências da crise sanitária do novo coronavírus (Covid-19).

(Foto: Rômulo Piauilino/Semcom)

Dr. Pessoa aproveitou a oportunidade para fazer críticas a Firmino Filho que, segundo ele, falhou no desenvolvimento de ações em diversas áreas, como na questão da preservação do patrimônio arquitetônico do centro de Teresina. No que diz respeito à saúde, o emedebista prometeu zerar as filas para atendimento, além de uma maior atenção às comunidades mais carentes. “Vou usar uma frase informal: essa é minha praia. A fila está quilométrica e irá se acabar”, frisou.

O prefeito afirmou ainda que mais de 50% dos empresários da cidade vivem na informalidade. Para incentivar o comércio formal, ele prometeu criar o “Banco de Fomento” dos empreendedores. “Hoje mais de 50% vivem na informalidade. Será por meio da Economia Solidária que nós vamos criar o “Banco de Fomento” para incentivar os empreendedores nesse momento difícil da economia”, disse.

Para melhorar a segurança pública, Dr. Pessoa disse que vai atuar com vice-presidente da república, Hamilton Mourão. “Na minha campanha eu prometi porque o vice-presidente da república prometeu que iria nos ajudar a criar a segurança pública no município de Teresina. Me parece que só meia dúzia de cidades ou capitais têm segurança. A ideia é trabalhar de maneira integrada, humanizada, onde cada setor de segurança atua ajudando o outro”.

Por fim, o novo getsor municipal disse que usará o esporte como ferramenta de transformação social. Ele será incentivado nas escolas municipais a partir do ensino fundamental. “O esporte proporciona desenvolvimento físico e intelectual. Vamos trabalhar dentro e fora das escolas. O esporte nos bairros está sucateado e, na Zona Rural, os jovens clamam por qualidade. Sabemos que é através dele que os jovens saem da delinquência, das drogas lícitas e ilícitas. Portanto, iremos cuidar com bastante carinho”, concluiu.

Por: Breno Cavalcante e Jorge Machado
Mais sobre: