Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sindicatos denunciam atraso nos repasses do Governo e ameaçam acionar justiça

A Associação de Docentes da Universidade Estadual do Piauí (Adcesp) precisou fazer empréstimo para realizar o pagamento dos funcionários e das contas de água e luz

19/01/2018 08:30

Alguns sindicatos de servidores estaduais voltaram a denunciar o atraso nos repasses das contribuições por parte do governo. No início do mês, após ameaças de cobrança na justiça, a Secretaria de Fazenda (Sefaz) informou um prazo para efetuar o envio das contribuições, mas, segundo as entidades, os repasses continuam retidos.

Segundo Antônio Florentino Filho, presidente do Sindicato dos Engenheiros, os sindicatos vão acionar o Ministério Público e a Justiça com ação judicial por apropriação indébita pelo Estado do Piauí. “Estão querendo acabar com as entidades sindicais e diminuir a força dos profissionais, mas os sindicatos vão se unir contra esse movimento que é grave”, declarou.

A Associação de Docentes da Universidade Estadual do Piauí (Adcesp) precisou fazer empréstimo para realizar o pagamento dos funcionários e das contas de água e luz, por exemplo, após três meses sem receber as contribuições, que, segundo a entidade, continuaram a ser descontadas dos contracheques dos servidores.

Na ocasião, a SEFAZ negou que os repasses estavam em atraso e informou que tinha 30 dias após o encerramento da folha de pagamento para fazer o repasse às entidades, garantindo que os pagamentos seriam efetivados até o dia 13 deste mês. Ontem, por meio de nota, a Secretaria de Fazenda do Piauí informa que está aguardando a abertura do Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado (Siafe) para execução do orçamento 2018 e, desta forma, realizar o repasse às entidades sindicais. “A Sefaz ressalta que, assim que o sistema for aberto, vai priorizar o pagamento das contribuições”, diz.

Entre os sindicatos que se manifestaram com atrasos estão o Sindicato dos Engenheiros, o Sindicato dos Policiais Civis, a Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e a Associação dos Docentes da Uespi. Eles alegam falta de recursos para pagamento de pessoal, redução das atividades sindicais e falta de pagamento de fornecedores.

Por: Ithyara Borges - Jornal O Dia
Mais sobre: