Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em Teresina, Marina diz que descrédito nos políticos leva a voto em extremos

Ex-senadora afirma que voto em candidato da extrema direita é resultado da falta de compromisso dos partidos que já tiveram uma chance, mas decepcionaram o povo, como PT, MDB e PSDB.

27/09/2018 17:12

A candidata à Presidência da República pela Rede, Marina Silva, veio a Teresina nesta quinta-feira (27) para cumprir agenda de campanha e tentar conquistar mais eleitores piauienses nesta reta final, a dez dias do primeiro turno.


A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, candidata à Presidência da República pela Rede (Fotos: Letícia Santos)


Marina afirmou que a grande adesão de eleitores a candidatos com posicionamentos extremos é uma consequência do descrédito da classe política entre os eleitores, que ficam vulneráveis a acreditar em discursos demagogos, falaciosos e radicais.


Após visitar o projeto Cincacre, na zona sul, Marina seguiu para um comício no conjunto habitacional "Orgulho do Piauí", próximo ao Residencial Eduardo Costa, na BR 316 (Fotos: Letícia Santos)


"Por falta de compromisso dos partidos que já tiveram uma chance e decepcionaram a população brasileira. PT, MDB, PSDB tiveram uma chance. Em vez de cuidar do povo, roubaram o dinheiro da Petrobras, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica e dos fundos de pensão. Há uma revolta da população. Mas, aos poucos, as pessoas já estão compreendendo que aqueles que criaram o problema não vão resolver o problema. E, se Deus quiser, eu e Eduardo estaremos no segundo turno, para mostrar que é possível o tostão ganhar do milhão. Que é possível a coerência ganhar da incompetência daqueles que tiveram uma chance e não souberam honrar essa chance", afirmou a ex-ministra do Meio Ambiente.

O primeiro compromisso de Marina em Teresina foi uma visita ao Centro Integrado da Criança e do Adolescente Cordeiro do Reino (Cincacre), projeto social idealizado e comandado pela irmã Graça, candidata a deputada federal pela Rede. Localizado na Vila Irmã Dulce, o Cincacre é um projeto sem fins lucrativos e acolhe centenas de crianças carentes da zona sul de Teresina.

Em seu discurso, a ex-senadora também afirmou que o país passa por momentos difíceis - mergulhado em crises política, econômica e moral - porque ao longo das eleições tem colocado no Congresso Nacional centenas de políticos investigados, e poucos com o perfil da irmã Graça e dos seus demais correligionários que disputam cargos no legislativo. 

O médico sanitarista Eduardo Jorge (PV), candidato a vice-presidente de Marina, elogiou o projeto "Sol para Todos", proposto por Marina, que tem o objetivo de incentivar a instalação de placas solares nas residências, sobretudo da população mais humilde, impulsionando a geração de energia limpa no país e permitindo uma economia nas contas de energia de milhões de brasileiros. 


O candidato a vice-presidente Eduardo Jorge elogiou o projeto Sol para Todos, presente no plano de governo da presidenciável da Rede (Fotos: Letícia Santos)


Programa Renda Jovem

Em Teresina, Marina também lançou, na Vila Irmão Dulce, o programa Renda Jovem, que objetiva oferecer uma poupança para os adolescentes de baixa renda, cujas famílias estão cadastradas no programa Bolsa Família, para que possam ter uma economia quando concluírem o ensino médio.

"Vamos criar o programa Renda Jovem, para que os jovens recebam uma poupança e possam concluir seus estudos. O estudante entra no ensino médio e no primeiro ano você recebe um depósito [mensal]. Se ele passar, no segundo ano aumenta mais R$ 200 o valor desse depósito. E quando o estudante concluir o ensino médio ele terá aproximadamente R$ 3.700, que poderá investir em sua faculdade ou usar para abrir o próprio negócio, caso o jovem pretenda se tornar um empreendedor", explicou Marina. 

Segundo a candidata da Rede, entre 2 milhões e 2,5 milhões de jovens devem ser beneficiados com o programa.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: