Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em transmissão de cargo, Wellington diz que deixa 'caneta cheia' para Regina

Vice-governadora permanece no comando do Executivo piauiense pelos próximos 13 dias, período em que Wellington estará em viagem particular com a família para Israel.

16/01/2019 10:44

O governador Wellington Dias (PT) transmitiu às 9h45 desta quarta-feira (16) o comando do Executivo piauiense para a vice-governadora Regina Sousa (PT), que deve permanecer à frente do Governo do Estado pelos próximos 13 dias, período em que Wellington fará uma viagem particular com a família a Israel.

Na solenidade, realizada no escritório da residência oficial, Wellington disse que deixa a "caneta cheia" para Regina, jargão político que significa que a interina tem a anuência para tomar quaisquer decisões que considerar oportunas enquanto estiver no cargo de governadora.

Transmissão do cargo de governador ocorreu no escritório da residência oficial do governador (Foto: Cícero Portela / O DIA)

O petista repetiu uma declaração feita há quase dez anos, em novembro de 2009, quando transmitiu o cargo para o então vice-governador Wilson Martins (PSB), por ocasião de uma viagem que fez a países da Europa, para compromissos oficiais.

Na solenidade, Wellington afirmou que, a partir de agora, seu governo terá um controle mais rígido das contratações de servidores, seja qual for o vínculo. "A partir de janeiro, toda e qualquer contratação, seja de um estagiário, um terceirizado, enfim, qualquer nova despesa com pessoal dependerá da aprovação do conselho de gestão de pessoas. É preciso saber se comporta nas finanças lá da Fazenda, se comporta no orçamento da Secretaria de Planejamento. Ou seja, nós estamos trabalhando para ter um acompanhamento mais célere. E devo celebrar outra regulamentação desse tipo em relação ao custeio. Estamos trabalhando mudanças em relação à própria realização do controle e prestação de contas das obras", afirmou Wellington.

O governador também disse que o déficit na Previdência é um problema que deve ser solucionado com prioridade, e lembrou que o estado dispõe de R$ 1,6 bilhão para investimentos - recursos provenientes de parcerias com o Governo Federal e de contratos de empréstimos.

Wellington afirmou, ainda, que o estado também deve sofrer com o aumento da dívida externa, por conta da alta no dólar. 

Perfil da governadora interina

Nascida na cidade de União, em uma família de 14 irmãos, Maria Regina Sousa, 68 anos, é formada em letras e funcionária efetiva do Banco do Brasil. Ocupou o cargo de secretária de Administração do estado nos dois primeiros governos de Wellington Dias. Foi a primeira mulher a assumir o Senado pelo Piauí. Em seu mandato como senadora, dedicou-se, sobretudo, às áreas da educação, meio ambiente e direitos humanos, fazendo parte de comissões técnicas sobre os temas.

"Militante social histórica, Regina presidiu a Central Única dos Trabalhadores no Piauí e o Sindicato dos Bancários. Em seu mandato, Regina defende o empoderamento das mulheres como fundamental para a mudança política no país", descreve o perfil divulgado pela Coordenadoria de Comunicação do Governo.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: