Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Excesso de impostos entrava setor industrial no Piauí, diz presidente da AIP

A nova gestão será empossada em maio, com o empresário Andrade Júnior assumindo a presidência.

26/02/2019 12:20

Próximo de deixar a presidência da Associação Industrial do Piauí (AIP), Gilberto Pedrosa comenta que os principais desafios para o desenvolvimento do setor no estado ainda é a ausência de uma infraestrutura de qualidade e o constante aumento de impostos. A nova gestão será empossada em maio, com o empresário Andrade Júnior assumindo a presidência.

“Aumentou ICMS e energia elétrica, que é um dos insumos mais importantes do nosso segmento. A gente sempre luta contra esse aumento constante dos impostos. Estimamos uma perda de mais de R$ 400 milhões por ano, só em impostos”, declara Pedrosa.

O presidente da AIP também cita a necessidade de uma infraestrutura que viabilize as atividades do setor, segundo ele, ainda voltado para as commodities de baixo valor agregado. “Não temos sequer um Distrito Industrial decente. Se um industrial quiser se instalar nas imediações, visitar o nosso distrito e o de Timon, ele seguramente vai preferir ficar em Timon”, avalia.

Apesar disso, Gilberto Pedrosa ressalta que o Piauí possui um grande potencial a ser explorado pelo setor industrial. “A localização do nosso estado é estratégica. Se fizermos um ciclo de mil quilômetros a partir de Teresina, temos mais de 10 milhões de consumidores”, pontua.

Edição: João Magalhães
Por: Breno Cavalcante / Foto: Assis Fernandes
Mais sobre: